quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

São as pequenas coisas que fazem a grande diferença - by Pr Arlington



Colocando em prática as pequenas atitudes que fazem do



cristianismo  a resposta para a vida do homem.


Constantemente me pego buscando na palavra de Deus novas verdades e/ou revelações através do texto. A vida do pregador é como lavar a louça. Por mais que você lave sempre haverá mais louça pra lavar.

Por mais que nos preparemos para entregar a mensagem do Senhor, após os 45 minutos destinados a tal, precisamos voltar para a pesquisa, oração e leitura.

Cada trabalho tem seu detalhe impertinente assim como cada instrumento musical o seu grau de dificuldade. Para tocar trompete torna-se necessário desenvolver a correta embocadura. Para se tocar piano é necessário anos de estudo para disciplinar ambas as mãos. Para tocar violão é necessário calejar os dedos. Para entregar a mensagem do Senhor para a Igreja Amada que é a menina dos olhos de Deus, é necessário manter a vida no altar, ler, pesquisar e orar. O osso do ofício do pregador é conviver com a frustração.

Em uma dessas buscas, estava perguntando para o Senhor o que levar de alimento para o povo de Deus. Estava pensando qual seria a descoberta que o Espírito Santo me conduziria na palavra. E qual não foi a minha surpresa, quando o Senhor falou ao meu coração:

- Por que você está buscando novas verdades, se ainda não consegue viver aquelas que você já conhece?
Esta palavra atravessou o meu coração como espada afiada. Realmente, buscamos muitas vezes o “mistério” de Deus mas não vivenciamos as verdades simples que o Senhor nos deixou na bíblia.

Vou compartilhar com os irmãos, algumas verdades básicas da palavra do Senhor, que repetidas vezes negligenciamos.


Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem. Ec 12:13

1. Temer a Deus


“Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro, a construir uma vida.” Sandra Carey

A) Para temer ao Senhor é necessário buscar sabedoria.

Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o SENHOR e achará o conhecimento de Deus. Pv 2:1-5

Precisamos aceitar a palavra de Deus de forma completa e não apenas as partes agradáveis. A bíblia tem muitas promessas, mas também exortações.


B) A sabedoria está ligada a nossa capacidade de transmitir o evangelho.

O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio. Pv11:30 NVI.

C) O temor do Senhor é escolher viver de forma diferente

Temer o SENHOR é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso. Pv 8:13 ECA

Nos dias atuais temos observado como as pessoas estão perdendo o temor ao Senhor. E o resultado para os que estão na casa do Senhor nesta condição é :Oferta sem amor, adoração sem testemunho de vida e falta de reverência.



2. Obedecer ao principal mandamento de Deus: O amor

Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. Mc 12:29-31 NVI

A) O principal motivo ao estarmos na casa de Deus é amá-lo sobre todas as coisas.

Se o pastor não lhe dá oportunidade pra cantar, se os irmãos não te convidam para passear, se alguém está te perseguindo, não saia da presença do Senhor, porque ele te ama e espera ser correspondido em seu amor.

a) Estabeleça um propósito de louvar ao Senhor mesmo que nada vai bem,( lembrar do hino simplesmente louve)

b) De â glória a quem merece toda a glória e todo louvor

c) Ainda que o Senhor não te abençoe da forma que você espera, não largues o Senhor Jesus, mas abraça da forma mais forte possível.



B) Estabeleça um vínculo com seu irmão pois devemos nos amar e perdoar (pois quem não perdoa, não pode amar)


a) Cuidar do irmão é diferente de cuidar da vida do irmão
Procurai viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com as vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado, 1 Ts 4:11 ECA

b) Não espere “Ter” amigos mas seja um amigo.

Parábola do tempo
Imagine que você acorde todos os dias e tenha em uma conta bancária R$ 86.400,00, dos quais você deve gastar da melhor maneira possível. E não importa se você gastou em alguma coisa ou guardou, a conta sempre começa com saldo de R$ 86.400. O que você faria? Seria muito se isso fosse verdade não é? Mas a grande verdade é que passamos por isso todos os dias. Temos o tempo para administrar. Você pode administrar pensando somente em si, mas também pode administrar para os outros. -> Porque tempo = vida.

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Jo 15:13 NVI

c) Libere o perdão na sua vida

- Escolha liberar o sentimento ruim que assola o seu coração todas as vezes que você se lembra de um fato.

- Exercite o mandamento de Senhor, de amar uns aos outros...

- Se você não puder liberar perdão hoje, infelizmente não poderá participar da santa ceia do Senhor. Pois a santa ceia está baseada no amor.

Conclusão

Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão. 1 Jo 3:10

Se não podemos amar o irmão que vemos, como poderemos amar a Deus a quem não vemos. Tome uma decisão hoje. Obedeça ao Senhor, chega de viver na rebeldia. Deus nos chama para um conserto com Ele.

Boa Semana,

Pr Arlington Silva

Pregado na AD do Porto da Madama – 04/09/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário