terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Devo colocar ou não o nome no envelope de dízimo? - by Pastor Jeremias Pereira

O dízimo é um ato de fé, amor, compromisso, generosidade e fidelidade daquele que crê em Cristo nosso Senhor. É um assunto entre Cristo e o doador. Não apenas dízimos mas também as ofertas que são doadas. o Dízimo é a referencia mínima no Novo Testamento para contribuição do salvo em Cristo. O Dizimo deve ser entregue onde a pessoa congrega, recebe alimento espiritual, é membro e aceitou ficar submissa a liderança daquela igreja e confia na maneira como a mesma administrada os dízimos e ofertas que ali são entregues.

Do ponto de vista do relacionamento com Cristo, a pessoa não tem que escrever seu nome nem quantia no envelope. Ela e o Senhor sabem se o que esta ali é dizimo mesmo ou não. Do ponto de vista do relacionamento desta pessoa com sua igreja ou comunidade local acontece uma das possibilidades:

1. Há igrejas que tem um envelope de dizimo que retorna todo mês para a pessoa com a rubrica ou assinatura do tesoureiro. É uma maneira que a pessoa tem de acompanhar mensalmente suas contribuições e da igreja se responsabilizar de fato recebeu. 
2.Em outras igrejas o envelope não é retornável, mas ele é arquivado por uns 3 a 4 anos. Em qualquer momento que a pessoa quiser saber como esta sua dinâmica e compromisso de contribuição, ela terá seus envelopes em mãos. 
3. Igrejas em que a pessoa contribui e trata o assunto entre ela e Deus.
4. Há pessoas que participam de uma igreja local, usufruem com suas famílias de tudo que a igreja local proporciona a ela e os seus, mas "administra" seus dízimos e ofertas e raramente contribui para o sustento daquela obra e ás vezes até diz: não dou nada ali porque aquela igreja é "rica" ou "meu dizimo não faz falta" ou ainda " há pessoas precisando mais". É triste e lamentável este tipo de conduta. A regra bíblica é sustentar quem lhe sustenta.

Há pessoas que não querem ou não colocam seus nomes nos de envelopes contribuição porque julgam que este é um assunto entra elas e Deus; não querem que ninguém saiba - para evitar quaisquer tipos de comentários ou comparações sobre se o "dizimo é grande ou pequeno" ( na verdade nenhum dizimo é grande ou pequeno ele é proporcional ao que o Senhor abençoou a cada pessoa); ou porque não são fiéis em seus dízimos e ofertas e é um modo de se "protegerem". Cada um sabe suas razões.

Colocar o nome no envelope poderá ajudar sua liderança local, no planejamento anual das finanças da sua igreja ou comunidade, quando observarem a regularidade e a dinâmica das contribuições. E também ajudará a liderança a avaliar se "mamon" esta vencendo a generosidade ou a generosidade esta vencendo a avareza naquela igreja.

Também não há nenhuma lei bíblica que exige que o dizimista e ofertante faça isso.
Pessoalmente sou radicalmente contra expor o nome de dizimistas e ofertantes em quadros de avisos ou publicar seus nomes e ou quantias em boletins de igreja.

Pastores, presbitérios e lideres de uma igreja ou comunidade local tem a responsabilidade de serem, no mínimo, dizimistas ( devem dar mais) pois, administram os bens que o povo de Deus doa, portanto, devem ser exemplos para a comunidade e isto diante do Deus vivo, que é afinal, a quem cada um de nós entrega seus dizimos e suas ofertas. A igreja faz apenas administrar. E deve faze-lo com zelo, reverencia, integridade, prestação de contas e temor a Cristo, pois dará contas ao Eterno pela maneira como administra estes recursos financeiros entregue para sua administração.

com temor e orações.
pastor Jeremias Pereira

9 comentários:

  1. o texto começa errado ( O DÍZIMO É A REFERÊNCIA MINIMA NO NOVO TESTAMENTO PARA CONTRIBUIÇÃO DOS SALVOS EM JESUS CRISTO ).
    A exposição dos nomes dos membros de uma congregação em quadro informando se o mesmo contribui ou não com DÍZIMO, é uma forma vexatória e pode tornar-se processual.

    ResponderExcluir
  2. Colocar o nome no envelope serve para o pastor saber quem ele vai bajular mais ou menos entendeu cão guloso

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente não gosto de nome no envelope. Acho estranho. Devolvo sim o dízimo,mas é só entre Deus e eu!

    ResponderExcluir
  4. Nome no envelope, tem causado muitas acusações da parte da liderança. Também não concordo. Porque o tranquilo é só a gente e Deus saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso assim, ponho na hora quando os irmãos vão recolher na igreja

      Excluir
  5. No meu ponto de vista tbm sou contra por nome envelope , porq e uma coisa entre a pessoa e Deus
    Os envelopes tem que cer diferente um do outro assim vai saber se é dismo ou oferta

    ResponderExcluir
  6. Comigo o dízimo é dado em segredo (Deus e eu) Já pela exposição (identificação pessoal e do valor) não concordo ( porque o domingo a seguir a pregação será sobre os dizimistas e até chegarem a fazer o balanço em público) quem ajuda em segredo é melhor🙏🏻❤️

    ResponderExcluir