quinta-feira, 13 de abril de 2017

Procurando Jesus nos lugares errados

No livro de Lucas 25:5 está escrito:  “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?”Tem sido muito comum, as pessoas buscarem Jesus ultimamente. por conta das guerras e rumores de guerra, muitos acabam procurando Jesus, mas em lugares errados. Fiz uma rápida relação dos principais erros abaixo:

  1. Religião
Muitos têm buscado a Jesus na religião. Vamos ver o que diz o texto:
"Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito,
porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem."
Mateus 24:23-27
Infelizmente as pessoas acham que pelo fato de fazerem parte de uma religião, seja ela qual for (até mesmo evangélica), garantem sua salvação. A verdade é que as religiões condensam a ação humana em se ligar novamente a Deus. Na religião o sangue corre do homem para Deus (através dos sacrifícios), na salvação o sangue corre de Deus para o homem (através de Jesus). A religião é o que o homem faz para Deus, a salvação é o que Deus faz pelo homem.

2. Regras e normas

Atualmente o cristianismo foi reduzido a um conjunto de regras e normas baseado no comportamento exterior , atribuído em sua maior parte a uma série de “não pode”(s). Nesta ânsia de definir o certo e o errado num modelo legalista (i.e. conseguir salvação pelos nossos esforços), perdemos a noção do que realmente importa. Este conjunto de regras serve primariamente para conduzir as pessoas a serem aceitas umas pelas outras do que propriamente  por Deus. Os próprios chamados “ímpios”, conhecem algumas destas leis de cor.Em Colossenses 2:20-23 VIVA está escrito: "Já que vocês, por assim dizer, morreram com Cristo, e isto os libertou de seguirem as idéias do mundo sobre a maneira de ser salvo - fazendo o bem e obedecendo a diversos preceitos - por que de alguma forma continuam seguindo justamente isso, ainda presos a preceitos tais como: não comer, não provar ou nem mesmo tocar determinados alimentos? Tais preceitos são meros ensinamentos humanos, pois o alimento foi feito para ser comido e consumido.  Estes preceitos podem parecer bons, pois prescrições deste tipo exigem uma devoção séria e são humilhantes e duras para o corpo, porém não têm efeito algum quando se trata de subjugar os maus pensamentos e desejos duma pessoa. Ela só se torna orgulhosa com tais prescrições. "


3. Liturgia e rituais
As pessoas esqueceram de que não é a liturgia ou o ritual que nos liga a Deus. Muitas as vezes, aquilo que chamamos de presença de Deus, nada mais é do que tristeza ou remorço, que nos impele a chorar. E por que eu digo isso? porque muitas pessoas entram e saem das igrejas do mesmo jeito. Não há mudança de vida, nem decisões que nos levam ao temor do Senhor. Quando um adorador entra na presença de Deus, nunca mais será o mesmo. O encontro com Deus no direciona a mudança de vida e questionamento sobre nossa maneira de viver.

4. Sistema de boas obras (Uma procura autêntica, porém errônea. )
Outro grupo de pessoas procuram Jesus Cristo no sistema de boas obras. Essas pessoas procuram ser boas, tratam todos bem, mas não abriram seu coração para Jesus morar. Não somos salvos porque fazemos o bem, mas procedemos assim porque somos salvos.


Jesus têm um encontro marcado com os quebrantados de coração.(Sl 51.17) Assim como Maria Madalena, muitos tem procurado Jesus, mas em lugares errados. Procuram Jesus em coisas mortas. Utilizam os mecanismos terrenos para resolver as questões com o Eterno.Mas qual a maneira certa de buscar a Jesus?

Abrir o coração para a palavra de Deus. 

Nós encontramos Jesus, quando abrimos o nosso coração pela Sua Palavra. É a palavra de Deus que transforma a vida do homem, de dentro para fora. Estamos preocupados com roupas e outras coisas mais, e perdemos o foco que o SENHOR tem feito a obra de dentro para fora. A parábola do Semeador em Mateus 13 nos fala do resultado da palavra de Deus (semente) os diversos corações (tipos de solo)
  • Coração duro - Não consegue reter a palavra, e o inimigo acaba roubando a palavra do coracão;
  • Coração sem profundidade - Aceita a palavra de forma superficial;
  • Coração distraído - Aceita a palavra, mas os cuidados da vida não permitem que frutifique (Esse é o que mais temo, porque a planta não morreu, ela simplesmente não frutificou)
  • Coração fértil - A seu tempo produz o fruto segundo a semente.

Reconhecer a minha condição diante de Deus 

Diz a palavra do Senhor que todos pecamos e destituídos estamos da glória de Deus. Reconhecer que somos pecadores é imprescindível para ter acesso ao Senhor. Muitas pessoas se auto justificam, dizendo ser merecedoras do reino do Céus. Ledo engano. Somente através do sacrifício vicário (substitutivo) de Jesus, podemos ter acesso novamente a Deus.


Aproximar-se de Jesus numa atitude de fé

Sem fé é impossível agradar a Deus(Hb 11.6). Num ato de fé, podemos nos aproximar do Senhor. Basta, confessar em seu coração que você precisa de Jesus. Abra seu coração para o Senhor, e aproveite este momento  para (re)dedicar sua vida ao Senhor, fazendo esta oração que segue abaixo:

"Pai, eu te dou graças pelo sacrifício de Jesus na cruz, reconheço que eu deveria ter morrido naquela cruz, e aceito o teu sacrifício por mim. Jesus, entra na minha vida , e faça morada em mim. Amém"

Boa semana!

Arlington Silva
(Pregado na AD Porto da Madama em 17/04/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário