segunda-feira, 7 de maio de 2012

Árvores e Frutos

Quando Jesus conviva com pessoas religiosas, Ele não atentava para a sua aparência de religiosidade, não se detinha no rigor ascético que as mesmas procuravam ostentar, mas buscava sempre o verdadeiro fruto espiritual que deveriam produzir. Ele sempre detestava e condenava a hipocrisia. Preferia a “cara limpa” de publicanos e pecadores que a “cara lambida” de religiosos hipócritas.

Ele dizia: “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. OU fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.” Mateus 7:17,18, 33.

Na bíblia, as pessoas que vivem fora do padrão de Deus são consideradas como árvores más que dão frutos maus. As pessoas piedosas são comparadas a árvores saudáveis e frondosas, plantadas próximas dos rios, cheias de folhas e de frutos, bons frutos.

Em razão disso, o salmista escreveu: “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele fez será bem sucedido” Salmo 1:3.

Nesse caso, fica uma pergunta: Como posso ser uma árvore frutífera, como posso dar bom fruto? Creio que há pelo menos quatro coisas que inevitavelmente nos tornarão frutíferos na vida.

1) Precisamos entender que a nossa firmeza está em Deus. Não no que possuímos, não em nossos talentos, não na popularidade, mas firmes em Deus. Só assim revelaremos um caráter verdadeiramente cristão, nossa vida inspirará outras vidas, pois não seremos consumidos pelo pecado e nem contorcidos pela hipocrisia.

2) Precisamos estar arraigados na Palavra de Deus. Só isso nos tornará fortes, pois os que estão profundamente arraigados na Palavra serão inabaláveis em tempos de tribulação ou de tentação. È nas horas de lutas que o verdadeiro caráter é provado. È nessa ocasião que brota o que realmente somos.

3) Precisamos continuar crescendo. Assim como as árvores saudáveis mostram um novo anel de crescimento de tempos em tempos, nós também devemos crescer constantemente “na graça e no conhecimento do Senhor” 2 Pedro 3.18. Não devemos permitir que as lutas da vida nos abatam, mas permitir que o Senhor nos faça crescer através das mesmas.

4) Precisamos ser benção para outros. Ser árvore e não dar fruto é uma contradição. Ser árvore e dar fruto mau é uma contravenção. Nossa vida só tem sentido se usarmos todo o nosso potencial para abençoar outras vidas. Algumas árvores proporcionam alimento, outras dão sombra e outras são transformadas em lenha. Devemos também proporcionar alimento 4espiritual e conforto para os nossos semelhantes, bem como suar o tempo e nossos talentos para sua edificação.

O fato é que pelo fruto se conhece a árvore. A vida que levamos é o fruto, e isso mostra o tipo de árvore que somos. Se em nossa vida há bons frutos, beleza e crescimento dignos de serem mencionados, temos motivos para louvar a Deus. Mas se somos fracos e improdutivos, precisamos pedir a Deus misericórdia, orar para que nos adube com a graça e a verdade da palavra e mude a nossa sorte.

Que tipo de árvore é você? Que fruto está dando para a vida?



Texto do Pr Samuel Câmara, da Assembléia de Deus do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário