segunda-feira, 18 de junho de 2012

Para manter-se puro, tem que se purificar



“Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” Mateus 5.8

A questão da pureza hoje em dia não é muito pregada. Acredito que é um assunto que não dá muito IBOPE. Por outro lado, percebo a dificuldade em se tratar do tema  pela sua profundidade e dificuldade em fazer os ajustes necessários para viver a pureza. Todos nós temos cantos escuros do coração, que precisam de tratamento. O tratamento adequado é o da palavra de Deus aliado a ação do Espírito Santo em nosso interior.

Via de regra, falar de pureza é vivenciar a máxima que diz “o sujo falando do mal lavado.” É um mal necessário. Não é porque sou pecador que não posso falar contra o pecado, porque quando falo, falo da palavra de Deus e não de mim mesmo. Quanto a mim, devo procurar viver o que prego, e passo esse conselho a todos.

Quando procuramos a palavra pureza no dicionário, tem a ver com três significados: sem mistura, limpo e claro.
Avaliando um desses três significados, podemos entender que a nossa vida espiritual deve ser sem mistura. Pensando nisso, avaliei três tipos de crente que demonstram como a mistura acontece na vida do cristão.

1.       Crente carnal – Misturado com a satisfação dos desejos da carne. Paulo nos exorta no livro de Romanos, que a amizade com a carne é a inimizade contra Deus. Quando a pessoa se mistura com os desejos da carne, deixa de ser pura espiritualmente, e pode descambar para a hipocrisia e o legalismo.

2.       Crente mundano – Misturado com as coisas do mundo. O mundo tenta nos fazer conformar com o sistema atual. Ele deseja alterar a forma do cristão. As frases preferidas dos mundanos é “isso não tem nada a ver”.

3.       Crente oprimido – Misturado com as ações do inimigo. Às vezes uma pessoa fica a mercê das astutas ciladas do inimigo. Passa a ter dificuldade de reconhecer a voz de Deus e a voz do inimigo.

Para manter a pureza, tem que se purificar. 

O conselho do salmista no salmo 119.9 é “Como pois purificará o mancebo o seu caminho, observando-o segundo a sua palavra.” A palavra de Deus nos purifica, e é por isso que devemos manter uma relação estreita com a bíblia. Devemos procurar, ler, entender e aplicar os ensinamentos . 

Muitos pessoas lêem a bíblia, mas não a entendem. E muitos entendem, mas não a praticam. É um desafio tríplice.

Em segundo lugar, devemos cuidar de nossa mente, pois é nela que se processam as decisões da vida. Quem não cuida da mente, não consegue se purificar do mal.

Para concluir, devemos cultivar a pureza em nossa vida, eliminando as misturas e vivendo de forma autêntica e genuína.

Boa Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário