quarta-feira, 30 de outubro de 2013

31 de Outubro - Este ilustre desconhecido.



No panteão das datas desconhecidas, repousam datas históricas com fatos importantíssimos para a vida das pessoas. É bem verdade que o nosso povo não é reconhecido pela sua memória e sim pela falta dela. Quero ressaltar a importância para o cristão do dia 31 de outubro, o dia da reforma protestante.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja  Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a Escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça), Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.

Um dos pontos de destaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções feitas por vários reformadores (entre eles o próprio Lutero) a partir do latim para as línguas nacionais. Tal liberdade fez com que fossem criados diversos grupos independentes, conhecidos como denominações. Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante, surgiram diversos grupos, destacando o Luteranismo, que foi o grupo originador do movimento de Reforma da Igreja Católica e as Igrejas Reformadas ou calvinistas (Presbiterianismo e Congregacionalismo). Nos séculos seguintes, surgiram outras denominações com destaque para os Batistas e os Metodistas. Vale ressaltar que o primeiro livro a ser impresso utilizando o processo mecânico de gráfica foi a bíblia. A bíblia continua sendo o livro mais lido, mais vendido e mais discutido da atualidade.  

Neste dia que possamos agradecer a Deus, pelos instrumentos usados por Ele, para que possamos vivenciar a liberdade que está retratada, na santa e gloriosa palavra de Deus.

Soli Deo Gloria.

Pr Arlington Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário