segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cuidado olhinho com o que vê



Uma rápida análise dos programas infantis

Existe uma realidade que eu desejo compartilhar com você. Sou pai de três crianças. Isso quer dizer que de vez em quando, preciso assistir a desenhos. Faço isso por dois motivos: primeiro, porque eu gosto. É isso aí. Eu gosto de assistir a desenhos. Segundo, porque eu preciso dar uma olhada no que os meus filhos estão recebendo de mensagem. Alguns desenhos eu simplesmente vetei lá em casa.
Dentre os quais estão: 

Barbie – É impressionante, como nos filmes da Barbie, nenhuma família está completa. É sempre um rei viúvo com várias filhas ou apenas um pai na história. Nunca tem uma mãe. Sempre uma madrasta, que quase sempre é uma bruxa (no sentido literal da palavra). A heroína sempre tem que escolher se rebelar contra as “tiranias” familiares. Achei tudo isso muito suspeito. Vetei.

Chiquititas – Na trama, as crianças se divertem com as “malvadezas” que são cometidas contra os amigos. E a grande questão do namoro chega muito antes. 

Os feiticeiros de waverly place – A personagem principal estrelada por Selena Gomez, é simplesmente uma praga. Gosta quando as coisas dão errado, quando as pessoas se frustram. Seu irmão que procura ser correto nas coisas, é tido como o imbecil da trama. Sem contar que magia e feitiçaria é tratada como algo normal. 

Tá chovendo hamburguer parte 2 – a confusão dos gêneros. Uma leitura do que acontecerá mais adiante na história da humanidade. Bem parecido com o conto “admirável mundo novo”. Uma máquina que gera vida. Mas o interessante é que não existe gênero. Os “novos” animais podem ser pai ou mãe. Na verdade, ninguém o sabe. 

A estranha obsessão da Disney pela morte.

Logo abaixo segue a lista dos filmes da Disney que tratam da temática da morte:
Bambi – Logo no início, a mãe do Bambi morre de forma violenta.

Procurando Nemo – A mãe do Nemo e os irmãos morrem logo no inicio do filme.

Rei Leão – Um dos filmes mais violentos e subversivos que a Disney já produziu.

Up Altas aventuras – Em seus primeiros 15 minutos, conta-nos a história do casal de velhinhos, terminando com a morte de Elle.

Frozen – Logo no começo, os pais das meninas morre em um naufrágio.

Meu irmão urso - Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.

Vamos tomar muito cuidado com o que permitimos que esteja diante de nossos filhos através da TV.

Boa Semana!
Pr Arlington Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário