quarta-feira, 14 de março de 2012

A fórmula de Deus para vencermos o desânimo

Enfrente os seus medos!

Josué 1:9
9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.[1]


Logo após a morte de Moisés, Deus se dirige a Josué, e deixa-lhe uma mensagem de motivação e coragem. Esta mensagem é muito importante, pois assim como Josué, passamos em determinados momentos por dificuldades e principalmente por desânimo. Josué foi duramente impactado com a morte de seu líder e tutor. Vale lembrar quando o povo estava se prostrando a uma imagem de bezerro, Josué estava separado, aguardando a Moisés.

Se hoje, admiramos profundamente este grande homem de Deus chamado Moisés, quanto mais o admirava seu secretário mais próximo.

O que Deus entrega a Josué neste versículo se resume em três orientações que todo o líder deve exercitar:

1) Lembre-se do seu chamado.
Deus orienta a Josué para que traga a sua memória o seu chamado. Por vezes, ficamos desanimados com acontecimentos fora de controle que muitas vezes nos desanimam. Um evento que não foi o esperado, ou quando somos responsabilizados por coisas ruins que aconteceram a outras pessoas. Nesta hora, precisamos nos lembrar do primeiro momento em que o SENHOR plantou a obra Dele em nosso coração. É importante que o líder mantenha viva a sua história, pois isso faz a diferença. Quem fica pulando de um lado a outro, perde sua história e referencial.


2) Cuide de sua mente
A orientação de Deus é seja forte! No livro de provérbios está escrito que se nos mostrarmos fracos no dia da angústia a nossa força será pequena. Toda entrega é fruto de uma escolha. Quando desistimos de algo, não o fazemos porque não agüentamos mais, mas sim porque escolhemos desistir. Às vezes escolhemos desistir, porque perdemos o foco de nossa atuação. Ser forte é combater a indiferença que procura se abrigar dentro de nós.



3) Enfrente os seus medos
Todas as pessoas são dotadas de medo. Mas precisamos compreender que a raiz do medo está no desconhecimento. Quem não conhece a Deus, tem medo Dele. Mas quem o conhece o teme. Esta é a diferença. Josué precisava enfrentar os medos e ser corajoso. A coragem não significa ausência de medo e sim enfrentar os medos.



Continue firme na presença do SENHOR, pois Ele nos capacitará para vencermos as dificuldades e cumprirmos a nossa missão.

A Deus toda Glória.



Pr Arlington Silva








[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1993; 2005, S. Js 1:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário