quarta-feira, 7 de março de 2012

Sete súplicas da oração de Jesus

Texto Base: Mateus 6-9-13

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal  [pois teu é o reinod, o poder e a glória para sempre. Amém]!

Certa vez os discípulos pediram para a Jesus que os ensinasse a orar. Na ocasião, Jesus nos deixou um modelo de oração simples, baseado em sete súplicas. Cada uma das súplicas revelam necessidades das quais somos compelidos a nos importar e agir. Três destas súplicas dizem respeito a Deus: seu Nome, seu Reino e sua Vontade. As outras quatro súplicas dizem respeito ao homem: Alimento –Provisão material, Perdão – relacionamentos, Proteção e libertação.


1ª. Súplica – Santificado seja o teu nome
Este pedido está relacionado ao compromisso que devemos cultivar em relação ao nome do Senhor. Em primeiro lugar, que todos reconheçam que o teu nome é santo. A santidade do nome de Deus está relacionada ao Seu caráter. Vale lembrar que o mais importante da vida cristã é o compromisso de refletirmos a glória de Deus através de nosso caráter.

2ª. Súplica – Venha o teu Reino
Devemos nos comprometer com o Reino de Deus que começa a ser implantado aqui e continua na eternidade. È uma contraposição ao Império das trevas, que está em franca oposição a pessoa de Deus. O Reino de Deus é baseado no amor, promove liberdade e promete uma herança. O império das trevas está baseado no ódio, ligado a escravidão e oferece a maldição do pecado que é a separação de Deus e a morte. Precisamos nos conscientizar que estamos no mundo mas não somos do mundo.

3ª. Súplica – Seja feita a tua vontade, como é feita nos céus.
Quando leio este pedido, fico me questionando: Como a vontade de Deus é feita no céu? Acredito, que quando Deus dá uma ordem a alguém, este não fica perguntando “por que”. Nem diz, vou fazer quando tiver tempo. O mais importante a dizer que Deus nos motiva a fazer a sua vontade, porque ela é boa, perfeita e agradável. Não ´pe baseada no medo e sim no amor e o cuidade que Deus tem para com a nossa vida. Será que estamos fazendo a vontade Deus da forma como Ele gostaria?

4ª. Súplica – O pão nosso de cada dia nos dá hoje
Deus reconhece a necessidade que temos pelas coisas materias, mas Jesus ensina a buscar o essencial para a manutenção da vida. Precisamos lembrar que um dos obstáculos para frutificar são os cuidados desta vida, a sedução das riquezas. Quantas pessoas estão ocupadas no seu dia a dia, procurando adquirir mais. Às vezes para comprar um celular de última geração, ou um carro. Talvez uma casa. E assim o tempo passa, e perdemos as oportunidades que Deus nos concede, de testemunharmos a cerca da grande graça com que fomos alcançados.


5ª. Súplica – Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
Nosso relacionamento com Deus está diretamente ligado ao nosso relacionamento com as pessoas. Se não amamos as pessoas que vemos, como poderemos amar a Deus que não vemos. Amar ao próximo é o segundo maior mandamento. Aonde tem amor tem perdão. O perdão é essencial para manutenção dos relacionamentos, nas diversas esferas (casamento, familia amizade). E o perdão não é algo que oferecemos a alguém e sim algo que consumimos para que tenhamos saúde.

6ª. Súplica Não nos deixe cair em tentação
Nós precisamos da ajuda de Deus para não cair em tentação. Isto acontece, porque sofremos da inclinação natural para o mal. A carne, nossa grande inimiga, pelaja em nós para que não façamos o que precisamos fazer. Necessitamos alicerçar a nossa vida na dependência de Deus e não na nossa própria capacidade.


7ª. Súplica – Mas livra-nos do mal
A última súplica tem a ver com libertação. Por vezes, somos atingidos pela setas inflamadas do maligno. O objetivo do diabo e nos colocar fora da presença do Senhor, e arrebatar-nos em direção ao pecado. Todos precisamos de libertação em áreas específicas de nossa vida. Cada um conhece os lados escuros de seu coração.

O próprio Senhor Jesus nos orientou que a oração não é uma série de frases sem sentido. Não podemos nos deixar levar pela mecanização da oração. Nossas palavras com Deus, precisam fazer sentido primeiro para a nós.

Boa semana,

Pr Arlington Silva




d 6.13 1Cr 29.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário