sexta-feira, 13 de abril de 2012

Esbofeteado pela palavra de Deus


É um título meio forte, eu reconheço. Mas é a forma que encontrei de chamar a sua atenção para uma verdade contundente. A santidade de Deus me agride. É verdade! |Ter acesso a revelação da santidade de Deus provoca em mim um desconforto crônico. Veja o que a bíblia diz:

“Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete que sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre os irmãos.” Provérbios 6:16-19 ECA

As pessoas acreditam que Deus não pode odiar, mas segundo o pensamento de Paul Washer, “se Deus pode amar, então conseqüentemente pode odiar”. Sou compelido a concordar com ele neste aspecto (somente neste aspecto). E a palavra de Deus corrobora esse pensamento. Deus odeia certas coisas. É de suma importância que saibamos o que Deus odeia.


Olhos altivos

A questão do orgulho é algo que mais cedo ou mais tarde teremos que tratar. Em algum momento da vida, somos confrontados com uma situação de orgulho. Deus odeia olhos orgulhosos. Porque Deus tem compromisso com os humildes. E humildade não tem nada a ver com a falsa modéstia que apresentamos às pessoas. Eu luto contra o orgulho. Isto acontece todos os dias da minha vida. Eu tenho que secá-lo, fazê-lo morrer de fome. Esbofeteá-lo sempre que possível. A santidade de Deus me agride.



Língua mentirosa

A questão da mentira está presente em todos os momentos de nossa vida. Quando penso que Deus odeia a língua mentirosa, começo a ficar incomodado com a minha própria vida. Tenho que assumir um compromisso com a verdade, por mais doloroso que seja este comprometimento. O Espírito Santo sempre me lembra quando estou mentindo. Quando alguém me pede dinheiro na rua e digo que não tenho, sou esbofeteado. A santidade de Deus me agride.



Mãos que derramam sangue inocente

A injustiça é algo que Deus odeia. Um dos maiores desafios da vida pastoral é a injustiça. “A morte e a vida estão no poder da língua”. Podemos matar alguém com uma palavra. Eu tenho medo. Medo de ser injusto e estar incorrendo em algo que Deus odeia. A santidade de Deus me agride



Coração que maquina projetos iníquos

Meu coração é enganoso. Repito isto para mim mesmo todos os dias. Meu coração deseja me enganar, não posso confiar nele, não posso dar asas aquilo que ele me propõe. Preciso ficar alerta sempre. Não posso permitir que um pensamento estranho permeie a minha cabeça. A santidade de Deus me agride.



Pés que se apressam a correr para o mal

A questão do mal está presente no meu dia a dia. Sempre sou confrontado com oportunidades. Oportunidades do inferno de fazer o mal e consequëntemente o que desagrada a Deus. Tenho que vigiar meu olhar e meu coração. Aprender a fechar os olhos e mesmo assim ficar de olhos bem abertos. Não posso só orar. Não posso só vigiar. Tenho quer vigiar e orar. A santidade de Deus me agride.



Testemunha falsa que profere mentiras

Tenho que me afastar da fofoca. Tenho que me manter longe das questões que não me dizem respeito. Quando fui batizado com o Espírito Santo, fui convidado a testemunhar; me lembro bem do salmo que li: “Bendize oh minha alma ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o teu santo nome”. As palavras que saem da minha boca tem que ser de benção e não maldição. A santidade de Deus me agride.



O que semeia contenda entre os irmãos.

O texto fala de seis coisas que Deus odeia. E compreendo que Deus odeia atitudes. Decisões que tomo baseado naquilo que considero importante em meu sistema de valores particular. Mas esta última declaração me revela, que Deus não odeia o “contendeiro”, mas o abomina. Entendo que Deus pode odiar atitudes ou decisões mas escolheu não odiar pessoas. Deus abomina o pecado mas ama o pecador. Esta última declaração me constrange, porque mesmo fazendo coisas que não agradam ao SENHOR, ele continua me amando. Ele não me odeia. Ele não te odeia. Ele nos ama.

Depois de tanto apanhar da bíblia, no final cheguei a seguinte conclusão. A santidade de Deus me constrange. Que amor é esse? Que espécie de tratamento é esse que Deus me dá? Sou obrigado a levantar o meu rosto e agradecer a Deus, justamente por isso. Porque Ele é Deus. Ele escolheu me amar a despeito de tudo. E dou graças a Deus, porque se achou graça aos meus olhos em me dar um tratamento de choque como esse que a bíblia me dá, é porque me tem como filho. E isto é sempre reconfortante.

Obrigado Senhor,



Boa Semana


Pr Arlington Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário