quarta-feira, 25 de abril de 2012

O temor de Deus na vida de José


A bíblia trata da revelação de Deus ao homem. Para isto, demonstra o relacionamento que alguns homens da história tiveram com Deus, Um destes homens notáveis foi José, filho de Jacó. Este grande homem de Deus, teve sua liberdade arrancada pelos seus irmãos, por causa de inveja.
Durante sua trajetória, José demonstrou cinco atitudes que mostram as manifestações do temor de Deus na vida do homem em cinco fases distintas de sua vida. Acompanhe:


1ª. Fase – Família – O relacionamento conturbado da família de José não foi o suficiente para afastar José de Deus. Ficar próximo do pai, o ajudou a entender que Deus está conosco mesmo quando as coisas não estão muito bem. José foi profundamente influenciado por seu pai Israel.

Resumo da fase Família  
·         Situação complicada da família (a briga das esposas)
·         Favoritismo
·         Irmãos que não temiam a Deus
·         Experiências com Deus que não eram compreendidas pela família.
·         Situação extrema de ser vendido pelos próprios irmãos e dado como morto para seu pai

1ª. Atitude – Não culpar Deus pelos problemas em família
Muitas pessoas responsabilizam Deus pelas coisas ruins que acontecem a elas. Elas cobram que Deus proporcione uma vida sem sofrimento nesta terra. Isto não é bíblico, pois o próprio Jesus nos ensinou que neste mundo teríamos aflições.

Disse-vos estas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.  João 16.33 ECA


            Precisamos compreender que existem situações na vida, em que a nossa atitude pode fazer a diferença. A bíblia nos provê preciosos conselhos, na área do relacionamento.
            Saber ouvir
 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar, “ Tg 1.19 ECA

Saber falar
“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder” Colossenses 4.6 RA

         Viver em paz depende de nós
Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Rm 12.18 ECA


2ª. Fase – Na casa de Potifar. – Após ser vendido pelos seus próprios irmãos a alguns ismaelitas, José é vendido como escravo no Egito. Perde a sua identidade e se torna um produto. Começa a trabalhar (sem direito a salário, pois é um escravo), na casa de um oficial de Faraó. Deus está com José, de forma que tudo o que José coloca a mão, prospera. Começa a crescer aos olhos dôo Patrão. Mas, por ser um rapaz de belo porte, chama a atenção da esposa de Potifar. Esta por sua vez, procura de todas as formas seduzir José, que foge de todas as investidas. Certa tarde, José entra na casa e se depara com uma situação terrível. Está sozinho diante da mulher de Potifar, que convida insistentemente para que se deite com ela. Ele foge e nos deixa mais uma lição:

2ª. Atitude -  Evitar o pecado, mesmo quando não tiver ninguém olhando.
Resumo da fase na casa de Potifar – dividir em pontos

·         Começou do zero, sem valor
·         Através da benção de Deus, foi notado
·         Assumir lugar de liderança na casa pois Deus o visitou com competência
·         Quando começamos a prosperar, a nossa vida chama a atenção
·         Fugiu para não pecar contra Deus

Mesmo que ninguém estivesse olhando, José não poderia cometer este pecado terrível contra Deus. É preciso discernir entre a hora de fugir e a hora de resistir

·         Quando a luta é interna eu devo resistir – a tentação se processa dentro de minha mente.
·         Quando a  luta é externa eu devo fugir – a tentação é algo externo.



3ª. Fase – Na prisão – Devido a sua atitude de não se deitar com a esposa de Potifar, recebe em si as conseqüências. A mulher conseguiu lhe tirar a túnica e declarou que José tentou seduzi-la. Temos razões para acreditar que Potifar tinha dúvidas em relação a esta história, porque o crime de que José era acusado deveria ser punido com a morte. Mas ao invés disto, Potifar coloca José no calabouço de Faraó. Mais uma vez, José perde a sua liberdade e ser valor. Mas mesmo assim, nos deixa outra lição.

3ª. Atitude – Servir a Deus mesmo quando acho que não estou sendo abençoado

Resumo da fase na prisão
·         Ir para a prisão por não ter cometido delito algum
·         Mesmo na prisão, José prospera, porque Deus era com ele
·         José foi usado por Deus até mesmo na prisão

A vida não é fácil. E muitas das vezes nós passamos por momentos ruins. Momentos que se pudéssemos, evitaríamos. Mas muitas vezes, Deus nos conduz por caminhos tenebrosos, para que possamos aprender algumas coisas:

  • Não posso servir a Deus apenas por causa das bênçãos de Deus sobre a minha vida.

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 1 Co 15.19



4ª. Fase – Governador do Egito – Após uma temporada na prisão, Deus dá uma oportunidade para que José interprete o sonho de dois servos de Faraó. O copeiro e o padeiro. Da forma como José interpretou os sonhos aconteceu. A única coisa que José pediu, foi que o copeiro intercedesse por ele, pois estava ali injustamente. O tempo passou, e o copeiro se esqueceu de José. Mas certo dia, Faraó teve dois sonhos que o perturbou. Colocou a todos em alerta, para que pudessem interpretar o sonho. Ninguém conseguiu. Até que o copeiro se lembrou de José, que foi chamado e interpretou o sonho de Faraó. Ao final, também deu orientações para como proceder diante da situação que viria. Faraó não teve dúvidas. Nomeou José governador do Egito. E José por sua vez nos ensina mais uma lição.

4ª. Atitude – Reconhecer Deus no meu caminho
Resumo da fase de governador

José reconheceu que Deus estava com ele em todo o caminho. Prova disso, foi o nome que escolheu para os filhos que nascera no Egito:
Manassés – Deus me fez esquecer
Efraim – Deus me fez prosperar.
José declarou a todos, que a cura das memórias vem de Deus e que a fonte das bênçãos é o nosso Senhor.


5ª. Fase – Família Reunida – Ao final de tudo, o sonho que José tivera no início se cumpriu. Toda a família estava agora sob a tutela de José. Papai Jacó teve a oportunidade de ver seu filho com vida novamente. Até que Jacó morreu. E os irmãos de José, começaram a ficar preocupados, pois achavam que José se vingaria deles. Mas José declara a todos eles, que reconhecia que Deus estava no comando de todas as coisas, e que eles estavam todos perdoados. A quinta lição é esta:

5ª. Atitude – Não pagar o mal com o mal
 
Resista a tentação de pagar com a mesma moeda. Saiba que quando recebemos a Jesus devemos fazer diferente e fazer a diferença.




Que possamos aprender com José o que significa temer a Deus. Independente da fase que estamos vivendo na vida, que possamos sempre reconhecer que Deus está com controle de tudo, que merece louvor e exaltação e que o pecado não deve ter lugar em nossa vida e em nosso coração.

Boa Semana

Pr Arlington Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário