domingo, 7 de outubro de 2012

Estabelecendo um ritmo ministerial sustentável

12:1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,”

Todas as pessoas que estão envolvidas diretamente nos ministérios e departamentos da igreja, em algum ponto da caminhada, precisaram avaliar a questão do ritmo. Este é um assunto importante, porque ninguém pode trabalhar 24 horas por dia. Você precisa estabelecer prioridades da vida, para que não venha a se “arrebentar”, no trabalho.

Avaliando esta situação, quero compartilhar com todos a visão de que estamos em uma corrida ministerial. Não é uma corrida de 100 metros ou de 800 metros mas sim, uma grande maratona. A forma como você se comportar nesta maratona, definirá o resultado final de sua vida. Há quem comece a maratona, correndo muito. Provavelmente, terão problemas mais para frente, porque gastaram o “gás” muito cedo.

Por isto, é importantíssimo, que você estabeleça um ritmo sustentável, para conseguir cumprir a carreira. Quero trazer algo importante, para que você possa cuidar deste ritmo.

1. Mantendo as baterias

Todos possuímos baterias. Eu chamo de baterias da vida. Temos (pelo menos) uma bateria emocional, outra física e outra espiritual.

A bateria emocional, diz respeito a nossa condição diante dos relacionamentos. Às vezes, ficamos com as nossas baterias emocionais descarregadas. Seja por conflitos, problemas ou situações.

A bateria física diz respeito à nossa saúde física. Todos precisamos cuidar de nosso corpo, porque senão, mais tarde o corpo vai cobrar a conta. Comer demais pode gerar diabete, obesidade entre outras. Comer mal, pode acarretar falta de energia. Tempo de sono inadequado, pode trazer problemas também.

A bateria espiritual diz respeito ao nosso relacionamento com Deus. Fomos feitos para este relacionamento. Somos equipados para nos relacionarmos com Deus. E precisamos também manter estas baterias.

A grande questão é compreendermos a dinâmica destas baterias da vida. Saber equilibrar as ações e estabelecer harmonia entre o ideal e o real é um desafio para toda a vida.


2. Buscando na palavra de Deus a renovação das baterias

a. “...porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” Ne 8.10 – Temos que reconhecer que Deus é a nossa fonte de alegria e força. Às vezes achamos que podemos fazer tudo, mas isto não é verdade. Temos que depender de Deus.


b. “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.”Provérbios 24.10 – Existem momentos na vida, que você precisa se manter firme na sua convicção.


c. “Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Renovando as forças” Isaías 40.30-31 -


Não adianta tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Tem que se preparar para a corrida do ministério. Guardar forças para o meio e saber como descansar na hora certa. Em tudo isso, quero dizer apenas, que devemos aprender a confiar em Deus, em todos os momentos e circunstâncias da vida, porque Ele sabe o que é melhor pra nós.



Boa Semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário