sábado, 6 de outubro de 2012

Pequeno ensaio sobre a vida.

O que é a vida?

Tudo o que acontece entre o nascimento e a morte.

Qual a medida da vida?

Tempo.

Do que a vida é feita?

Para responder a esta pergunta precisamos entender que muitas vezes, para compreendermos questões complexas, temos que dividir em partes menores para enxergar o todo. É o que chamo de divisão didática. Por exemplo, costumamos dizer que somos a triunidade do corpo, alma e espírito. Esta é uma divisão didática, porque não podemos dividir de forma prática, apenas teórica. Fazemos isso também para avaliar questões sobre nós.

Dividimos para avaliar, mas vivemos o todo. Você pode avaliar a sua honestidade e o seu caráter, mas precisa entender que não dividimos para viver, apenas para avaliar.

Por isso, vamos dividir a vida em outras partes:

1. Pensamentos

É a menor unidade da vida. Descartes enunciou certa feita: “Penso, logo existo”. A bíblia fala sobre os nossos pensamentos e que somente Deus pode conhecê-los na sua forma primitiva. Também aprendemos que o pecado nasce na forma de um pensamento.

2. Relacionamentos

A vida é feita de relacionamentos. Nós os possuímos nas mais diversas esferas: família, amigos, escola, igreja, trabalho etc. A bíblia é riquíssima em orientações para os relacionamentos. Nela aprendemos que as más companhias corrompem os bons costumes e que tudo o que desejo pra mim, devo fazer aos outros primeiro. Aprendo também que é melhor serem dois do que um e que na angústia nasce um irmão.

3. Opiniões

Outra parte importante da vida, são os meus posicionamentos em relação ao mundo ao meu redor. Por sua vez, minhas opiniões refletem o que acho importante. São frutos de minhas reflexões.

4. Valores

Tudo aquilo que considero importante, o que não abro mão. Cada pessoa possui um sistema de valores próprio.

5. Sentimentos

Diz respeito a tudo o que sinto. Dependendo da escola filosófica (socrática ou platônica), tem a ver com as impressões que recebo do ambiente que vivo. Não posso controlar meus sentimentos, mas não posso deixá-los dominar.

6. Atitudes 


Tudo aquilo que faço com os meus sentimentos. Ninguém é livre de sentir raiva, mas escolhemos o que fazer com este sentimento.

7. Decisões

A vida é feita de escolhas. Muitas pessoas reclamam da vida que levam, mas não param para pensar nas decisões que fizeram ao longo de sua trajetória.

8. Ações

Tudo aquilo que fazemos, propriamente dito.

A pergunta que nós cristãos devemos fazer é: Onde está Jesus na minha vida?



Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário