terça-feira, 6 de maio de 2014

Três perguntas para identificar seu lugar no corpo de Cristo 1a. Parte

Primeira pergunta: Quem eu sou?

Se quisermos encontrar nosso lugar no corpo de Cristo, precisamos indagar: Qual é o meu caráter?
Preciso olhar para dentro, e questionar meus anseios e valores. Porque isso vai responder quais são as suas motivações. Sem caráter, não é possível prosseguir. Veja a seguinte ilustração, para que você possa compreender como as nossas escolhas diárias estão intimamente ligadas à profundidade de nosso
caráter:

Se você plantar um pensamento, colherá um ato
Se você plantar um ato, colherá um hábito.
Se você plantar um hábito, colherá um caráter
Se você plantar um caráter, colherá um destino.

Quem você é está relacionado ao que você faz. Por isso vou descrever alguns tipos de caráter, ligados a personagens das escrituras.

André, o caráter de evangelista

André não foi um apóstolo muito conhecido. Não era como Pedro, que na primeira vez que entregou uma mensagem, ganhou três mil pessoas para Jesus, e na segunda mais cinco mil. Mas André tinha uma especialidade: levar pessoas a Jesus. Na realidade, quem levou Pedro a Jesus foi André, seu irmão. Quando houve uma dificuldade em relação a alimentar uma multidão, foi André que levou um jovem com cinco pães e dois peixes até a Jesus. Na verdade, quando havia alguma dificuldade, eles procuravam André para falar com Jesus. Esse é o caráter do evangelista. Levar pessoas a Jesus. Não precisa saber pregar, cantar, ser eloquente. Nada disso. Basta fazer o que faz de melhor: Conduzir todos a Jesus. E sempre que alguém é conduzido a Jesus, alguma coisa, acontece! Sempre acontece.

Timóteo, o caráter pastoral

Vivemos em dias difíceis, Dias estes em que carteirinhas tem sido mais importantes do que postura e caráter. Mas um pastor não é definido por uma carteirinha, e sim pelo seu caráter. Existem mais pastores que não tem o título, do que titulares que não têm o dom. Mas existe uma faceta do caráter pastoral pouco conhecida. Quem tem este caráter, gosta de cuidar de pessoas. A característica principal, é a compaixão: colocar-se no lugar de outrem. O exemplo bíblico de quem tem um caráter pastoral era Timóteo. Companheiro de Paulo nas viagens, Timóteo foi colocado responsável por uma igreja. Mesmo jovem, recebeu orientações de Paulo, sobre como proceder.

Davi, o caráter de adorador

O adorador vive para expressar a sua gratidão a Deus, louvor e ação de graças por tudo o que o criador tem feito e há de fazer. O adorador, tem uma especialidade: transformar o comum num culto de louvor a Deus. Esta é a lição de Davi, que num momento de guerra, escondido na caverna, desejou beber a água da fonte que está em Belém, até então sitiada pelos filisteus. Dois guerreiros ouviram o desejo de Davi, e saíram em busca da água, romperam a barreira dos filisteus e levaram até o rei. Quando entregaram a água, estavam ansiosos para ver o rei beber do seu esforço. Qual não foi a surpresa, quando Davi se recusa a tomar a água. Antes a derrama diante do Senhor como oferta líquida (libação). Davi transformou um copo  d´água em um culto de louvor e adoração a Deus. Esse é o caráter do adorador. Expressar seu louvor,
gratidão e admiração pelo Eterno.

Jesus, o caráter de servo

Como já dizia minha avó Judith Martins: "Quem não vive para servir, não serve para viver." O maior exemplo de serviço é o próprio Jesus. Mesmo tendo toda a ciência e poder, nunca usou para beneficio próprio. Antes sempre atendeu as necessidades prementes de seus seguidores. Quando tinham fome, ele multiplicou pães e peixes. Quando estavam doentes, ele os curou. Quando precisavam de uma palavra, ele os valorizou, Assim é o servo. tem prazer em servir, mais do que ser servido. O exemplo maior para nós.

João Batista, o caráter de profeta

O profeta de Deus, recebe a mensagem e a transmite ao povo. Simples assim. Sem rodeios ou devaneios, João Batista compreendeu sua responsabilidade: Preparar o caminho de Jesus.O caráter de profeta implica em uma profunda responsabilidade sobre a entrega da mensagem e não o cumprimento. Algumas pessoas ficam preocupadas sobre uma questão: E se não acontecer como falei? É porque não era de Deus, porque o que Deus fala se cumpre.

É possível que algumas de suas características, não tenham sido arroladas aqui. Mas isso não quer dizer que Deus não o use. Olhe primeiro para dentro de si, e questione suas motivações, desejos, anseios e sonhos. Alinhe-os diante da palavra de Deus, e permita que o SENHOR fale a você, sobre sua vontade. Esteja aberto para o que Deus deseja.

Abraços e boa semana,

Pr Arlington

Nenhum comentário:

Postar um comentário