segunda-feira, 22 de junho de 2015

Parem de ler. Não façam como eu. (By Vantuil Goncalves)

Existe um provérbio oriental que afirma a coisa mais fácil de fazer e a outra a mais difícil. A mais fácil é dar um conselho, a outra mais difícil é seguir o conselho. Eu concluiria e diria que ninguém aceita conselho de outro. Infelizmente não posso explicar, aqui, esta minha conclusão.
Mesmo afirmando tudo isso vou repetir, mas sabendo que ninguém vai aceitar: parem de ler. Não façam como eu. Passo a explicar.

Quanto mais você lê, você menos sabe ou em outra perspectiva, você tem mais dúvidas do que aquele que não lê. Aliás, o primeiro passo para se aprender é ter dúvidas. Num dos templos da antiga Grécia tinha na porta de entrada um dizer atribuído a Sócrates que dizia: A única coisa que sei é que nada sei. Eu de minha parte estou pior que Sócrates, pois o mesmo sabia que nada sabia. Eu, no entanto, só tenho certeza de uma coisa: a certeza de minhas dúvidas. Não estou contando piada, realmente tudo que afirmamos como verdade, alguém poderá por em dúvida. Mas isto é assunto para outra reflexão. 

Também, à medida que você lê muito as pessoas o marginalizam. Alguns até o classificam como herege. Interessante que se perguntarmos a estes alguns o que vem a ser herege, eles não saberão definir e, mesmo assim a usam. Joana D’Arc, Jerônimo Savonarola, John Huss, Espinosa, Giordano Bruno e tantos e tantos outros foram condenados como hereges. Por pouco Lutero não foi oficialmente considerado herege. Abrindo um parêntese neste papo: você sabe o que é herege?  
Se você não for considerado herege, no mínimo será evitado.

Outra verdade é o fim de alguns grandes pensadores. Veja alguns exemplos:
·         Nietzsche ficou louco.
·         Fernando Pessoa era dado à bebida.
·         Van Gogh matou-se.
·         Wittgenstein alegrou-se ao saber que ia morrer em breve.
·         Cecília Meireles sofria de uma depressão crônica.
·         Maiakóvsk suicidou-se.
·         Sócrates foi obrigado a beber um veneno mortífero.
·         O Apóstolo Paulo foi decapitado.
·         John Huss foi queimado vivo.
·         Jesus foi morto como maldito.

O místico Osho afirma que ser culto é demonstração de “burrice”. Diz ele que quanto mais somos cultos, mais somos burros. Por que, você perguntará. Ele diz que cultura é uma aquisição de outros. Tudo que você sabe pela cultura vem de fontes, isto é, “de terceiros”. Ele afirma que precisamos voltar a sermos crianças, pois é a  fase mais inteligente do ser humano, até que os adultos  coloquem seus valores. Ele faz uma diferença entre ser culto e ser inteligente. Conclui, então, que precisamos ser inteligentes, e não cultos. Diz ele que “qualquer um pode ser culto, no entanto não ser inteligente”.
A discriminação é tão grande contra o que lê muito, que alguém afirmou para mim que, quem lê muito, fica impotente! Perguntei o porquê e ele me respondeu simplesmente: “Eu acho que é por que lê muito”. Pode rir, mas isto não é piada!
Assim sendo, se você não quer ver cair sobre si esses males, inclusive o último, para de ler!
No entanto, se você está decidido há não seguir meu conselho, deixo uma possível verdade: aquele que lê muito vive mais tempo.

Vantuil Gonçalves

Um comentário:

  1. Preciso da ajuda para encontrar uns amigos que moram na R.Belo Horizonte lote 13 em Gradim São Gonçalo, Ele chama Neivaldo e ela chama Cléa os filhos chamam Fabio costa silva e Fabricio costa silva perdi o contato.
    Meu nome é Sérgio Luís machado moro em Contagem BH. Desde já meus agradecimentos.

    ResponderExcluir