quarta-feira, 12 de abril de 2017

O desafio de viver pela fé


Em Hebreus 11:2 está escrito: Ora a fé é a certeza das coisas que se esperam a convicção de fatos que se não veêm.  Durante a nossa caminhada como cristãos, precisamos exercitar o uso de nossa fé. Nosso principal desafio consiste em deixar de lado os atalhos e seguir a trilha que a fé nos proporciona. Sendo assim, compreendemos que ser direcionado pela fé não tem a ver com:

1. Ser guiado por vista – Em 2 Coríntios 5:7 diz “andamos por fé e não por vista”. O uso da fé implica em abrir mão de conseguir visualizar o que está acontecendo. Tenho que compreender que o uso dos meus olhos carnais indicam que não estou sendo orientado pela fé.

2. Ser orientado pelos sentimentos – No livro de Jeremias capítulo dezessete e verso nove diz assim: “O coração do homem é enganoso, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” Nem todos os sentimentos merecem credibilidade. Porque às vezes, nós simplesmente nos enganamos.

3. Ser conduzido pela minha vontade – Em Gálatas 5:17 diz assim : “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. “ Não espere solidariedade da sua carne, disse Caio Fábio certa vez. E concordo com ele nesse sentido. Nunca espere ter vontade de orar ou de fazer algo para Deus. Simplesmente faça.

Desta forma, quero destacar quatro declarações de fé, que dentre as inúmeras declarações encontradas na bíblia, formam uma boa base, para aquele que deseja viver pela fé. São elas:

1) Deus é galardoador daqueles que o buscam. ( "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." Hebreus 11.7

2. Deus é bom
As pessoas cultivam uma idéia de que Deus é uma pessoa que está sempre pronta a nos castigar quando fazemos algo de errado. Essa concepção está absolutamente equivocada. Deus é bom, faz boas coisas, e a vontade Dele para a nossa vida nos traz alegria e paz.

3. Temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo - Em relação ao pecado, Deus nos mostrou a saída. Está em Jesus Cristo, o nosso Senhor. Ele é fiel e justo para os perdoar os pecados. Basta confessar e se arrepender (que siginifica não voltar a errar).

4. A pessoa e a obra de Jesus - Jesus não foi apenas um bom homem que passou por esta terra. Ele é o filho de Deus, e tem todo o poder no céu e na terra. Seu nome é respeitadissimo no inferno. E a sua obra foi a de morrer por nós, sendo nós ainda pecadores. Jesus morreu por mim e por você. E fez isto por escolha própria, para que pudéssemos ter paz com Deus. Esta é verdadeiramente uma declaração de fé poderosa e libertadora.

Com isto, concluo que: Os meus sentimentos precisam sucumbir ante a minha fé; O que penso deve sucumbir ante a minha fé; Tudo o que está acontecendo ao meu redor deve sucumbir a minha fé.

Boa Semana!
Pr Arlington Silva

Mensagem pregada na AD Porto da Madama no dia 11 de Setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário