quarta-feira, 19 de abril de 2017

A força do chamado de Deus




Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9


Este versículo nos mostra como Deus encorajou a Josué em um dos momentos críticos de sua vida. O pano de fundo do texto é a morte de Moisés. Um grande homem e líder. Com certeza, recebia de seu discípulo admiração. Quantos momentos difíceis, Josué havia acompanhado Moisés? Agora, Josué recebe a tarefa da parte de Deus. E com este versículo, avaliamos as cinco forças da capacitação de Deus na vida do homem.

A força do chamado

Através do chamado de Deus em nossa vida, recebemos direção e orientação para agir. Muitas pessoas passam pela vida, procurando algo do qual possam se ocupar. Passam a existência procurando uma causa pela qual valha a pena se engajar. O homem ou a mulher que recebe de Deus um chamado, se torna escravo deste chamado. Sua vida somente terá sentido se observado através da lente de Deus e de seus intentos. O chamado arde como uma chama intermitente. Eu posso dizer que bem aventurados são as pessoas que receberam de Deus uma incumbência clara e específica. O chamado diz respeito a saber o que precisa ser feito. E esta ciência, não vem do muito conhecimento ou do estudo, mas da implantação do intento de Deus no coração das pessoas.

A força da vocação (Fazer o seu melhor)

A vocação funciona como um indicador do que precisa ser feito e quem deve fazer.  Quando recebemos de Deus uma vocação, somos naturalmente impelidos a realizar o que fazemos de melhor. É interessante notar, como  muitas pessoas tem simplesmente ignorado a realidade da vocação, se envolvendo em atividades que não lhe dizem respeito, tampouco na qual podem contribuir. A vocação me direciona ao que faço melhor.

A força do dom espiritual

O dom espiritual é a capacidade sobrenatural concedida pelo Espírito Santo, para edificação da igreja. Não podemos tratar as questões espirituais apenas pelos méritos pessoais e sim pela instrumentalidade dos servos do SENHOR. O dom não tem a ver com o seu possuidor e sim com a obra de Deus. Tratamos a questão dos dons, num sistema de méritos que simplesmente não funcionam no mundo espiritual. Deus usa quem Ele quer, da forma que Ele quer, quando ele quer. Esta é uma verdade fundamental de quem deseja crescer na graça e no conhecimento do SENHOR. "Por este motivo eu te exorto que despertes o dom de Deus que há em ti pela imposição de minhas mãos. " 2 Tm 1.6

A forca do coração

É tão interessante observar algumas pessoas, que vivem sob a égide de que Deus deseja nos confundir. A própria palavra nos garante que Deus não é Deus de confusão. Mas ainda assim, alguns se deixam levar pela aura de mistério e de perguntas sem respostas, das quais não se torna possível uma espiritualidade saudável. Deus nos fez, e nos deu um coração. Este coração é naturalmente voltado para algumas questões específicas da criação. Quando passamos a observar o nosso coração, compreendemos com mais clareza o que Deus deseja de nós.

A força da habilidade

Não podemos ignorar o fato de que a habilidade tem o seu lugar nas atividades que exercemos. A boa notícia e que a habilidade pode e deve ser aprimorada. A Bíblia nos mostra alguns textos que dizem respeito a questão da habilidade. Em Salmos 18.34 está escrito: “Adestra as minhas mãos para o combate; os meus braços quebram um arco de bronze.” Recebemos da parte de Deus o treinamento necessário para vencer as batalhas da vida.  No livro de Eclesiastes 10.9b-10 está escrito: “O que rachar lenha expõe-se ao perigo se estiver embotado o ferro, mas a habilidade trará o sucesso”. Devemos sim, procurar melhorar a cada dia as nossas habilidades, para que o SENHOR sempre seja glorificado em tudo.

Que você possa reconhecer o chamado de Deus em sua vida, e venha a se entregar de todo o coração a este chamado.

Boa Semana

Pr Arlington

Nenhum comentário:

Postar um comentário