segunda-feira, 23 de julho de 2012

O templo que não é de Salomão - By Pr Paulo Afonso Generoso

Uma irmã me informou que em sua igreja o pastor está apelando aos irmãos para arrecadar 30 mil reais para enviar para a construção do “Templo de Salomão” em São Paulo. Em principio relutei em fazer qualquer comentário, mas depois decidi fazê-lo em respeito à querida irmã e aproveitei para analisar a questão sob os ângulos que baixo que passo a considerar:
 

O custo da construção deste mega templo, que é uma replica do Templo de Salomão, está orçado inicialmente, em 300 milhões de reais, muito dinheiro para se construir um templo no Brasil diante de nossos contrastes sociais que vivemos. Ademais, nem Davi com toda a sua glória e intimidade com Deus teve a permissão para fazê-lo, mesmo com o aval do profeta Natã (II Re. 7.3) mas um determinado bispo decidiu fazê-lo. A grande questão é quem vai pagar a conta. Claro que é o humilde povo de Deus, que na sua maioria, mal tem casa própria para morar, mal ganha para sustentar a sua família e possivelmente nunca poderá ir contemplar a formosura deste mega templo. No entanto esses irmãozinhos são compungidos a doar até mesmo bens de consumo para pagar a conta da construção. 

No meu modesto entender, é muita ostentação para pouco resultado espiritual, e para complicar, até Judeus estão se sentindo ofendidos com tal construção e usam a bíblia para afirmar que o Templo de Salomão só pode ser construído em Israel pelos judeus. O Rabbi Chaim Richman chegou a afirmar que isto é uma obscenidade teológica em si mesma e diz que Deus não sofre uma crise de identidade, mudando sua Palavra e diz que essa construção é um seqüestro do conceito mais profundo do templo. Mas isso é uma questão que não me compete comentar, mas o que respondi a querida irmã que não me sentiria bem e em paz com minha consciência em investir um valor tão alto para construção de um Templo, em especial nos moldes da “doutrina” do tal bispo que depois permitirá que o diabo seja espetacularizado no seu interior, com aquelas sessões que todos nós sabemos. Pude analisar, em principio o que se pode fazer com 300 milhões de reais, senão vejamos:
 

1. 300 milhões de reais é o custo estimado da violência no Brasil por dia e por falta de investimentos sociais.
 

2. 300 milhões é o valor orçado pelo estado do Piauí em investimento para o ano de 2012.
 

3. 300 milhões é o valor destinado pelo governo Federal para alfabetização de jovens e adultos desde 2009.
 

4. 300 milhões é o valor do investimento para o desenvolvimento geral na cidade de Anápolis em Goiás.
 

5. 300 milhões é o que será investido por seis fornecedoras da montadora japonesa Nissan em instalações no Estado do Rio com geração de novos empregos para o estado do Rio de Janeiro.
 

6. R$ 300 milhões é o investimento em 2011 pelo RJ para melhorar a operação das Barcas S.A e garantir mais conforto aos usuários, além da compra de novas embarcações e reforma do cais de atracação:
 

7. 300 milhões é o que Stefanini vai investir para expandir sua operação onde serão contratados em 2012 entre 2,5 mil e 3 mil novos funcionários para atender a operação global, os quais somarão aos 14 mil colaboradores atuais, espalhados por 28 países para suportar cerca de 150 mil clientes.
 

8. 300 milhões foi o valor que a Rede D'Or, grupo hospitalar do banco BTG Pactual, adquiriu o hospital nossa Senhora de Lourdes e o Hospital da Criança, em São Paulo, para prestar melhor atendimento às pessoas enfermas;
 

9. 300 milhões poderiam construir centenas de templos em especial na região Nordeste onde temos 53 milhões de habitantes e 4% de evangélicos. Algumas cidades chegam a ter apenas 1% de cristãos e muitos povoados não possuem sequer uma igreja evangélica.
 

10. 300 milhões poderiam ser investidos em Creches para atender a população carente. Cerca de 24 mil crianças e adolescentes vivem nas ruas de 75 grandes cidades brasileiras e são privadas de direitos fundamentais, segundo pesquisa do Conanda.
 

11. 300 milhões poderiam se utilizados na construção de 10.000 casas populares no valor de R$ 30.000,00 cada uma e ser vendidas para os próprios membros da igreja para minimizar o déficit habitacional no Brasil.
 

Com 300 milhões de reais poder-se-ia fazer muita coisa por esta nação, pela igreja, pelo evangelho e pelos irmãos carentes da própria seita, poderia financiar muitos missionários que assim como a irmã Rosa que está em Moçambique não tem o que comer, carecendo de poucos reais que lhe enviamos para seu sustento, ao invés de construir um mega templo que ao meu juízo nem Deus aprovaria tal construção e espero que, se ele ficar pronto que pelo menos honrem a memória de Salomão não lhes colocando este nome, mas quem sabe um outro nome que me proponho a sugerir: “O TEMPLO DE 
SALOCEDO”, cujo significado do nome é: Sem significado.
 

Pr. Paulo Affonso Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário