quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Um grande hospital chamado igreja - By Pr Arlington



Sempre que escuto a comparação entre a igreja e um hospital, fico pensando se existe uma metáfora tão condizente com a verdade quanto essa. A igreja não é só um grande hospital, como o grande pronto socorro da humanidade. Eu mesmo já preguei isso algumas vezes.
Mas, para entendermos melhor como esta tipologia se relaciona com a igreja, precisamos definir quem é quem:

Soberano diretor – Seria a pessoa do nosso Deus. Controlando e definindo o funcionamento do hospital. Também conhecido como Altíssimo, Rei dos reis, Senhor dos senhores e Senhor dos exércitos dos Céus.

Médico dos médicos – Seria a pessoa de Jesus, que atende os doentes, promove os diagnósticos e acompanha o tratamento. De vez em quando, encontramos este simpático doutor, caminhando entre os corredores do hospital (Ap 2:1) , atendendo a todos com alegria e extremo cuidado. Não dá para confundir, é aquele senhor ali, com as mãos furadas.

Grande Cirurgião – É a pessoa do Espírito Santo, responsável pelas operações, sobretudo do coração, retirada de tumores e de vez em quando, um implante também.

Todas as demais pessoas, ou são enfermeiros ou pacientes. Os enfermeiros atuam ajudando no tratamento que os médicos passaram. Às vezes, o máximo que um enfermeiro pode fazer é ficar ao lado de alguém que está sofrendo, aguardando a eficácia dos medicamentos. Os pacientes por sua vez, precisam ter perseverança no tratamento indicado, o que nem sempre acontece. Os tratamentos usados são: cura, libertação e arrependimento.

Os remédios fazem parte de uma composição extraída do fruto do espírito. São eles: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Por vezes torna-se necessário o uso de um antibiótico fortíssimo (capaz de recuperar qualquer membro gangrenado), que é o perdão.

Nesta realidade hospitalar, quem não é enfermeiro é paciente. Já aconteceu algumas vezes, de um paciente se passar por enfermeiro. Causou um pouquinho de confusão, mas logo as coisas se acertaram. Cuidado para não ser enganado!

Deixo-vos o texto de Efésios 6:10 que diz “No demais irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.”

Olhando pra Jesus, fica na paz.

Pr Arlington Silva
14/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário