segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Três sinais, algumas verdades - por Arlington Silva



 Então, respondeu Moisés e disse: Mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.  E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. Então, disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (E estendeu a mão e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão.);   para que creiam que te apareceu o SENHOR, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E disse-lhe mais o SENHOR: Mete agora a mão no peito. E, tirando-a, eis que sua mão estava leprosa, branca como a neve. E disse: Torna a meter a mão no peito. E tornou a meter a mão no peito; depois, tirou-a do peito, e eis que se tornara como a sua outra carne. E acontecerá que, se eles te não crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão a voz do derradeiro sinal; e, se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouçam a tua voz, tomarás das águas do rio e as derramarás na terra seca; e as águas que tomarás do rio tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.

Êxodo 4:1-9
O Texto supra citado, nos mostra os sinais que Deus deu a Moisés para evidência do chamado de Deus e a identidade de quem estava chamando. Cada um destes sinais nos mostram um detalhe da identidade de Deus e também a condição do homem sem Deus.

Vara sem vida que ganha vida – Poder de vivificação
O primeiro sinal concedido a Moisés para atestar a genuídade do chamado divino, foi a vara que se transforma em uma cobra. O fundamento do milagre diz respeito a dar vida a algo essencialmente morto. Isto nos fala do poder de Deus de dar vida. Quase sempre as pessoas ligam à pessoa de Deus algo relacionado à morte. Mas o primeiro sinal de Deus em Moisés diz respeito à vida. Paradoxalmente, a história de Moisés é controversa em relação a esse tema. Na primeira oportunidade de julgar, acabou matando alguém. Deus entra em cena, dizendo que veio para vivificar.
Isto também nos mostra a condição do homem sem Deus. A vara, um dia, fez parte de algo vivo. Agora longe da fonte (raiz), não tem mais vida. Quando a vara é colocada na presença de Deus, ganha vida, quando o homem é colocado na presença de Deus, ganha vida.

Mão leprosa – Poder de cura
O segundo sinal concedido a Moisés para mostrar ao povo a verdade sobre o chamado de Moisés, diz respeito ao próprio Moisés. Ao verificar que sua mão havia ficado leprosa, Moises entende que não só o poder de cura está na mão de Deus, como também o poder de fazer enfermar. Na verdade, isso acontece quando Deus mostra as egípcios que seus deuses não eram de fato divinos. O verdadeiro Deus tem todo o poder. Isto quer dizer que Deus não tem poder apenas para fazer o que queremos que Ele faça, mas para fazer o que Ele deseja fazer. E para isto, não há limites!

Água sobre o chão que se transforma em sangue -  Poder transformador
O terceiro e derradeiro sinal dado a Moisés para identifica-lo como do SENHOR é a água que se transforma em sangue. Dessa vez Deus demonstra a Moisés que tem todo o poder sobre os elementos. Aparentemente, a água não possui elementos suficientes para serem modificados. Apenas oxigênio e hidrogênio. O sangue, ao contrário, possui diversos outros elementos. Transformar sangue em água, poderia ser mais fácil. Mas Deus demonstra que não tem preocupação em transitar pelo caminho mais fácil. Ele é soberano! E neste quesito, exerce sua autoridade como ninguém. Bendito seja o SENHOR para sempre! Deus transforma coisas. E quer ensinar a Moisés que pode também transformar pessoas.

Traçando um paralelo com as situações vivenciadas por nós, cada sinal tem uma aplicação para a nossa vida. A vara que ganha vida demonstra o homem que vive sem Deus e por conta disso, morto. Quando se encontra com o SENHOR é vivificado.
A cura representa as situações da vida que não podemos controlar ou dominar, mas que estão debaixo do senhorio do único e verdadeiro Deus. Deus cura. Isto é fato.
Por último, a água transformada em sangue, demonstra o poder de Deus de transformar, a vida do homem, incluindo componentes que por ele mesmo, não seria possível. Somente com ação miraculosa do SENHOR.
Deus é Deus.E Ele é sempre Maravilhoso!

Abraços e boa Semana.

Pr Arlington SIlva

Nenhum comentário:

Postar um comentário