quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

10 pontos chave para o inicio do ano ( por Rick Warren)



Como pastores, vivemos com a tensão constante entre o ideal (nosso sonho para nossa igreja) e o real (como as coisas realmente são). Aqui estão 10 pontos chave que eu quero que você se lembre neste ano que está chegando.

1. O ministério é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Não é como você começa que importa. È como você termina a corrida. Sustentabilidade conta mais que velocidade. Nâo desista! Paulo diz-nos a correr a corrida por uma “recompensa incorruptível” (1 Cor 9:25). Viva com seus olhos voltados para a eternidade.

2. Toda igreja é grande aos olhos de Deus. Aos olhos de Deus, não há tal coisa como uma pequena ou insignificante igreja. Jesus morreu pela sua igreja. Isto é o quanto seu ministério [e importante para Deus. É o corpo e a noiva de Cristo. A igreja é única coisa na terra que vai durar para sempre.

3. Não existe relação entre o tamanho e a força de uma igreja. A igreja pode ser grande e flácida tanto quanto uma igreja pode ser pequena e fraca. Nem grande nem pequeno é melhor. Saudável é melhor. Forte é melhor. Foque no desenvolvimento das pessoas e Deus construirá sua igreja.

4. Nunca compare seus ministério com ninguém mais. Deus diz que é tolice comparar ( 2 Co 10:12). Por que? Primeiro, você pode sempre encontrar alguém fazendo um trabalho melhor do que você e você vai ficar desanimado. Segundo, você pode sempre encontrar alguém onde o seu trabalho é melhor, e você se tornará orgulhoso. Qualquer um dos dois, podem sabotar o seu ministério. Quando você chegar no céu, Deus náo dirá, Por que você não trabalhou como (um nome de um outro pastor)? Ele te criou para que você seja você mesmo. Se Ele não quisesse isto, não o teria criado.

5. Viva pela audiência de Cristo. A partir do momento em que você começar a se preocupar sobre o que as outras pessoas pensam, o seu ministério ficará deficiente. Se a crítica é verdadeira, ouça e aprenda com ela. Se ela é falsa, ignore-a e esqueça. Lembre-se que Deus é o juiz final de sua vida e ministério. Mantenha uma pele dura e um coração terno.

6. Nunca critique ou inveje outro ministério. Tenho visto mais pastores derrotados por essas duas armadilhas que qualquer outra coisa. Uma crítica ou um espírito de inveja afasta a unção. Deus gosta de abençoar as pessoas que discordam! "Quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. E ele estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar "(Romanos 14:4). Deus está observando sua reação aos fracassos e sucessos de seus irmãos. Devemos "Alegrar-vos com os que se alegram; chorar com os que choram" (Romanos 12:15).

7. Seja humilde ou você vai tropeçar. Aquele que fica grande demais para sua bombacha, inevitavelmente, serão expostos no final! Sempre que estou orgulhoso me torno o inimigo de Deus, porque "Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes." Pessoas humildes são ensináveis ​​e não se apressam a julgar os outros. humildade é ser honesto sobre suas fraquezas. Humildade não é pensar menos de si mesmo, é pensar em si mesmo menos! Não é sobre você!

8. Aprenda com todos. O perigo de olhar as listas, tais como "As 100 igrejas que crescem mais rápido", ou "as 50 maiores igrejas" é que você vai comparar e competir. Má idéia! Em vez disso, aprenda com os modelos representados pelas igrejas nas referidas listas. A Bíblia nos diz que a habilidade, não apenas dedicação, é o que traz o sucesso (Eclesiastes 10:10). Trabalhe de forma inteligente. Toda vez que ouço fazer um desafio, eu digo: "Amém! Agora me ensine como fazê-lo também! "Todos os líderes são aprendizes. O momento que você parar de aprender, você para de liderar. Você pode aprender com qualquer um, se você fazer as perguntas certas.

9. Lembre-se todo o crescimento é sazonal. Todos os seres vivos passam por estações de crescimento (primavera e verão) e dormência (outono e inverno). Igrejas passam por estas estações. Crescimento saudável leva tempo. Quando Deus quer fazer um cogumelo, ele leva 6 horas. Quando ele quer fazer um carvalho, ele leva 60 anos. Você quer ser um cogumelo ou um carvalho?

Igrejas que explodem durante a noite não estão necessariamente em crescimento; eles podem simplesmente ser o inchaço, atraindo fiéis pela transferência de outras igrejas. Isto não é o crescimento legítimo. Crescimento de conversão é o crescimento real, para se concentrar em quantos novos crentes que estão ganhando e batizando, e não sua assistência.

Nada frutifica o ano todo. Sua igreja pode estar em uma temporada de outono-como agora (sem folhas, sem frutos) ou Inverno (tudo parece morto.) Continue acreditando, aprendendo, amando e criando raízes. A Primavera e o verão estão chegando! Segurem-se! A maré vai para fora, mas sempre volta depois.

10. Nunca confunda proeminência com significado. Meu nariz é proeminente, mas eu poderia perdê-lo e ainda assim viver uma vida feliz. Por outro lado, meus pulmões e fígado não são vistos, mas eles são muito mais significativos. Eu morreria sem eles. Você pode estar servindo uma pequena cidade ou em circunstâncias com potencial de crescimento limitado. E daí? Deus o colocou lá, e é melhor você ficar onde Deus o colocou, até que Deus escolha movê-lo! Deus tem todo o cabelo em sua cabeça numerados; seu ministério é importante para o Reino!


Estamos todos juntos nisso. Estamos no mesmo time, e um dia todos nós vamos comemorar juntos aos pés de Jesus! Seja fiel! Mantenha seus olhos em Jesus! Deus te criou. Jesus morreu por você. O Espírito Santo habita em você. Você foi chamado, dotado, e ungido para o seu ministério. Nunca desista!


Rick Warren é o pastor fundador da Saddleback Church em Lake Forest, Califórnia, uma das maiores e influentes igrejas maiores da América. Rick é autor do best seller “Uma vida com propósitos”. que foi nomeado um dos 100 livros cristãos que mudaram o século 20. Ele também é fundador da Pastors.com, uma comunidade global da Internet para os pastores.

(Traduzido pelo Pr Arlington Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário