terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Buscando o ideal de Deus

"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. " (Miquéias 6:8, BEARA)

Cada pessoa possui seu próprio sistema de valores. Esse sistema provê a cada um, uma série de alvos e metas. È o que chamamos de ideais humanos. Todos, em algum momento da vida, somos pegos sonhando com estes ideais.

Um deles é o equilíbrio financeiro. Sonhamos em balancear todas as nossas contas, e viver de forma regalada e ainda sim segura. Sem dívidas. Sem surpresas. Outra faceta desta busca é o equilíbrio emocional. Sonhamos com a cara metade, capaz de continuar qualquer frase que nos venha a mente. Alguém que simplesmente se importa conosco. Às vezes sonhamos com o equilíbrio espiritual. Uma vida completamente sem pecado, onde nossos dons e talentos são inteiramente aplicados no reino de Deus. Completamente livres da culpa e do peso, e sempre prontos a testemunhar do que Deus tem feito em nossa vida.

A bíblia também apresenta um ideal. Eu o chamo de ideal de Deus. Uma bússola que aponta para a retidão do Senhor, e assim, nos mostra o caminho para a Canaã celestial. São eles:
1.    Praticar a justiça. Esta é a marca distintiva dos justos. O verdadeiro compromisso com as coisas certas.
2.    Amar a misericórdia. O verdadeiro compromisso de amor ao próximo. È a marca do ideal de Deus para os relacionamentos.
3.    Andar humildemente com o teu Deus. O verdadeiro compromisso com Deus. Caminhar com humildade diante do Senhor. Quem é humildade para com Deus não tem tempo para perguntas e “por que’s”. Simplesmente deseja ardentemente obedecer a Deus e o adorá-lo.
Para alcançar a estatura do ideal de Deus é necessário em primeiro lugar cultivar um compromisso com a Palavra de Deus que é a bíblia sagrada. Tem a ver com permitir ser moldado pelas sagradas letras. Para que isto se torne uma realidade é necessário dar liberdade para que a Palavra de Deus venha a agir no seu interior.
Em segundo lugar, faz se necessário tratar seriamente a questão do pecado na sua vida. Chamar de pecado o que é pecado e não simplesmente tentar maquiar a realidade.
Em último lugar, é preciso reconhecer o chamado de Deus quando Deus quer conserto, perdão ou misericórdia.
Abra o seu coração e deixe Deus trabalhar em você.
Abraços, e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário