sexta-feira, 14 de março de 2014

Uma máscara chamada divórcio



 Engana-se quem imagina que a principal dificuldade de um casamento, passa pela crise financeira. Tampouco incompatibilidade de gênios ou até mesmo a mais temível de todas: a traição. O problema principal de todos surge de forma mascarada: a dureza de coração.  Jesus ensinou sobre esse assunto no capítulo 19 de Mateus:

Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.


A dureza de coração é o principal desafio da vida conjugal. Pessoalmente, acredito que com o passar do tempo o coração vai endurecendo. Não é algo congênito. Pode acontecer por diversos motivos. Conjunturas (coisas que não dependem de nós), situações inusitadas e questões que vivemos. Muitos casais passam por crises, avaliando o divórcio com sendo uma eventual solução. Ledo engano. Divórcio é a máscara da dureza de coração. Quando não conseguimos perdoar ou até mesmo acreditar que alguém possa mudar, é o principal sintoma deste mal que tem assolado tanta gente.

O que fazer?
Como todo diagnóstico médico, é importante reconhecer a situação. Em se tratando de vida a dois, receitinhas de bolo não funcionam. Muitas das vezes é preciso pedir ajuda. Mas o principal é cuidar do coração. Separação não resolve. Apenas é um expediente para o orgulho. A solução ainda passa pelo perdão, abrir mão de algo e persistir. Persistir, persistir e persistir.

Grande e forte abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário