quarta-feira, 26 de março de 2014

O Caminho da santidade



  Hoje somos convidados pelo Senhor a verificar a nossa vida. A partir do momento em que entregamos a nossa vida ao Senhor Jesus, somos conclamados a “converter-nos de nosso mau caminho”. Todo aquele que foi alcançado pela graça de Deus, não pode continuar a viver da mesma forma, mas ser conduzido pelo Senhor a um novo e vivo caminho.
Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo. 2 Co 5.17
Caminho fala de como conduzimos a nossa vida. Uma das manifestações da ação do Espírito Santo em nossa vida é expressa pelo nosso caminhar. A forma como conduzimos a nossa vida. Funciona como um medidor do nível espiritual. Somos orientados pela palavra a nos conduzir pelo “caminho da santidade”.  Nos tempos antigos, alguns caminhos que ligavam templos, eram caminhos exclusivos para pessoas cerimonialmente puras. Hoje, para se conduzir por estes caminhos são necessários alguns requisitos.

1.   Para se conduzir pelo caminho da Santidade é necessária a purificação.

A)    A purificação faz parte do processo de santificação pela qual nós temos que cuidar e manter. Faz parte da manutenção da vida espiritual (entende-se por relacionamento com Deus).
Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça. Ec 9.8

B)    A purificação é um processo contínuo.  Enquanto nossos pés estiverem neste mundo, devemos sempre nos purificar. Isto significa que nós estamos no mundo mas não somos do mundo. As coisas deste mundo querem nos envolver, mas devemos zelar pela nossa vida espiritual e não permitir que a sujeira do mundo se estabeleça em nossa vida. Paulo nos ensina a permanecer com os nossos pés calçados no evangelho.
e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, Ef 6.15

C)    Este processo se dá pela palavra de Deus.

Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Sl 119:9
Jesus na noite em que foi traído, deu exemplo de servidão e lavou os pés dos discípúlos. A palavra nos ensina, que ele tomou uma bacia cheia de água.
-          A bacia representa a doutrina . A forma pela qual nós servimos a Deus.  Para que possamos servir a Deus de maneira completa, é necessário manter os nossos pés dentro da bacia que é a doutrina do Senhor. Existe uma diferença entre costume e doutrina. Mas se o costume é bom, não há necessidade de mudá-lo, pois através de limites sadios que podemos ter uma vida abençoada no Senhor
-          A água é a palavra de Deus, que nos purifica do contato com o mundo. Água não muda. Água é água em todo o lugar e deve possuir sempre as mesmas características: Incolor, inodora e insípida. Desta forma, reconhecemos se a água é boa ou não. A palavra de Deus é água pura.


2.   Aqueles que não tem temor do Senhor não poderão andar pelo caminho da Santidade.

A)    Para andar pelo caminho da santidade, é necessário andar pelo Espírito. Deus não possui uma forma humana mas Ele é espírito. E convém que as pessoas que o adorem, ofaçam em espírito e em verdade. Isto fala da profundidade de nosso relacionamento com Deus. Aqueles que são superficiais, se contetam com emocionalismo. Mas a forma que o Senhor nos quer é profunda e completa.
B)    O ímpio é aquele que conduz sua vida pelo conhecimento mundano e pela motivação carnal. As coisas espirituais são discernidas por pessoas espirituais. Aquele que é carnal, não tem como fluir em um relacionamento com Deus. A diferença é clara conforme o texto de Gálatas 5:

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. invejas, bebedices, orgias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos preveni, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gl 5:16-21
Se existe algo desta lista na sua vida, você precisa de um conserto com Deus. Porque estas coisas são sujeiras do mundo, que deveriam ter sido limpas antes.
Para concluir Hb 12:14
Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hb 12.14

Ali haverá uma estrada; ela se chamará o Caminho da Santidade. O imundo não passará por ela; será para aqueles que andam pelo Caminho; os loucos ímpios não passarão por ela. Is 35.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário