quinta-feira, 20 de março de 2014

Quando não responder aos críticos - Para pastores e líderes

Toda pessoa em posição de liderança recebe criticas. Todo líder deve ter consciencia que nunca agradará a todos, em todo o tempo. As críticas e os críticos podem abalar um pastor, sua familia e qualquer outro líder.

A maioria das criticas são boas para o pastor e para os lideres. Podemos aprender com nosso críticos e crescer como lideres espirituais. Ouça as críticas e tire alguma coisa boa para sua vida, mas não durma com ela, nem com o crítico.

Regra geral os líderes devem responder aos críticos. Muitos críticos precisam ouvir o ponto de vista do líder e, isto pode conceder a oportunidade de reconciliação e conquistar novos parceiros e colaboradores.

Mas existem momentos que não devemos responder. Qualquer resposta só agrava o que já esta ruim.
Medite no que nos ensina Neemias 6.2-4.

Não responda aos críticos quando você já o fez varias vezes. Muitos críticos não querem conhecer suas razões, nem quer reconciliação. Eles querem parar você. Eles querem aniquilar seu trabalho, tirar você do foco e roubar seu fôlego e sua energia.. Deixe este tipo de critico pra lá e siga em frente. A obra é grande e é uma grande obra.

Não responda ao critico que quer machucar você e ferir seu ministério. A comunicação e conversa com este tipo de gente só lhe aumentará problemas.

Não responda ao critico que não quer raciocinar. Há críticos que tem pontos de vistas válidos e importantes. Quer concordemos ou não precisamos ouvir e conhecer sua perspectiva. Outros críticos só querem reclamar. Raramente há um bom resultado quando se conversa com o critico que só quer detonar.

Não responda ao critico que procura lhe atacar diretamente. As ofensas se tornam pessoais quando uma pessoa quer desestabilizar um lider, sua família e seu trabalho. (leia o livreto 5 votos para obter poder espiritual. a.w.tozer)

As vezes devemos ouvir os críticos e as criticas: nos calibram para progredir e crescer.

Ás vezes devemos ignorar o crítico e continuar nosso trabalho, como fez Neemias, afinal estamos envolvidos numa Grande obra.

Que o Eterno nos conceda sabedoria e discernimento.
Pastor Jeremias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário