sábado, 20 de agosto de 2011

40 dias de Jejum e oração - 6.º Dia (20/8/11)


  
Dia 6 – A igreja o corpo de Cristo
A Bíblia apresenta diversas figuras que ilustram a igreja. Hoje veremos a igreja como o Corpo vivo de Cristo.
Esta é uma das figuras preferidas do Apóstolo Paulo. A igreja sendo comparada ao corpo humano. Jesus Cristo é a cabeça, e todos o0s cristãos são os membros ou partes do corpo. Veja o que diz:

1.       Jesus é a cabeça
“E pôs as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” – Efésios 1:22,23
O líder da igreja é o Senhor Jesus Cristo. Deus o colocou como o cabeça, Aquele que dá ordens, e a igreja obedece ao seu comando. Ele continua dirigindo sua igreja por meio da presença do Espírito Santo que Ele mesmo prometeu e deu à igreja.

2.       Os cristãos são membros
“Ora, vós sois corpo de Cristo; e individualmente, membros desse corpo.” – 1 Coríntios 12.27.
Todo aquele que creu em Cristo, entregando sua vida a Ele, e teve uma experiência pessoal chamada de “novo nascimento”, tornou-se membro do Corpo de Cristo. Foi ligado espiritualmente a este corpo, e agora está sob o comando do cabeça, Cristo, e unido a outros membros, formando o Corpo. A realidade é tão profunda que a Bíblia diz que somos “membros uns dos outros”.
“Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” – Romanos 12:4,5
Infelizmente, há muitas pessoas que simplesmente freqüentam um culto numa igreja, entram e saem da mesma forma, e não têm qualquer relacionamento com outras pessoas. É tempo de aprendermos o que significa ser membros uns dos outros. Há uma implicação muito profunda em ser um cristão verdadeiro. Alem de obediência ao cabeça, Cristo, há também o fato de serem membros, e estão em união e interdependência com outros cristãos.

3.       Formam um só corpo
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” – Efésios 4.15-16
A Bíblia deixa claro que cada cristão é membro do corpo de Cristo. Notem que fala do corpo e diz que deve estar bem ajustado, e consolidado, ligado pelas juntas e trabalhando em cooperação.
Se você afirma ser um cristão, deve fazer parte de um grupo, onde você tenha o senso de pertencer, e saber que está ligado a outros cristãos, formando um só corpo. Não há espaço para o individualismo na igreja de Cristo. Não há como ser um cristão isolado de outros. A igreja de Cristo é importantíssima.

4.       Este corpo cresce
“Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço para a edificação do Corpo de Cristo” – Efésios 4.12
Vejam que o corpo de Cristo está constantemente em edificação. Este crescimento é tanto numérico quanto também espiritual.
“de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” – Efésios 4.16
Assim como um bebezinho nasce e começa um processo de crescimento até formar uma pessoa completa, o Corpo de Cristo também está neste processo de crescimento. À medida que a igreja vai evangelizando, enviando missionários, trazendo outros para fazer parte do corpo de Cristo, há um crescimento.
Você faz parte do Corpo de Cristo? Tem sido edificado espiritualmente? Está edificando outros também? Está ajudando no crescimento do corpo de Cristo?

Motivos de oração
  1. Ore para que os cristãos entendam que são membros do corpo de Cristo e tem uma função
  2. Ore para que o Espírito Santo opere em cada cristão para que faça sua parte no Corpo de Cristo
  3. Ore pelo crescimento das igrejas em nossa pátria
Ore pelas relações exteriores
O relacionamento oficial do Brasil com outras nações é da responsabilidade do Ministério das Relações exteriores, sob a orientação do Presidente da república. O Brasil tem uma história brilhante nas relações exteriores, contudo, nos últimos anos, a ambição por vaga no conselho de segurança da ONU, apoio equivocado ao populismo e descompassada agressividade da organização mundial do Comércio, criaram confusão e submeteram o país ao  constrangimento.
  1. Ore pelo ministro das relações exteriores, pelos embaixadores e representantes em outros países e organismos internacionais
  2. Ore pelo turismo sadia e pelos grandes eventos esportivos atraídos para o país, especialmente pela copa 2014.
  3. Ore pela coalizão Brasileira de Ministérios esportivos e pelo projeto “jogue limpo” na copa 2014. Ore por uma grande colheita.
http://www.jejum40dias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário