sexta-feira, 3 de março de 2017

A natureza da fé

Em Lucas 17:3-6, deparamo-nos com o desafio de Jesus aos seus discípulos. Alguém que: falhou, se arrependeu e pediu perdão sete vezes, no mesmo dia. A proposta de Jesus é que o perdão deveria ser concedido, mesmo nestas condições. A reação deles foi interessante. Julgaram não ter fé suficiente para obedecer a orientação do Mestre. Pediram no mesmo instante: aumenta-nos a fé. A resposta de Jesus revelou nos detalhes importantes sobre a fé, e nos mostrou que a questão não é o tamanho e sim a natureza que faz a diferença.

A fé é uma semente
Podemos observar que Jesus utiliza de forma sútil, uma maneira de direcionar o pensamento de seus discípulos, partindo de onde estão, conduzindo-os a um verdade espiritual. O Mestre alia a questão do tamanho com a natureza da fé. Ele não disse que se tivéssemos fé como um grão de areia ou um pequeno diamante, mas usou uma figura relevante no que diz respeito à natureza. A fé é como uma semente, que indiferente ao seu tamanho, produzirá um resultado segundo sua espécie. A menor semente pode produzir uma grande hortaliça.

Como semente precisa ser plantada
A segunda verdade que Jesus direciona seus discípulos é que a semente precisa ser plantada para produzir resultado. Sementes não mão não germinam. Segundo Mateus 13, o ambiente para florescer a semente da palavra de Deus é o coração do homem. Plantamos a fé, ao recebê-la em nosso coração.

Como planta precisa de raiz
A terceira verdade contida na figura que Jesus usa para ilustrar a fé diz respeito a uma realidade plenamente compreendida pelos ouvintes da época de Jesus. Antes de crescer para cima de forma visível, a semente precisa crescer para baixo em raízes, onde ninguém vê. Quanto mais profunda, maior a força e condição de buscar nutrientes para sua existência. Nossa raiz deve ser profunda em Cristo, para que nossa fé seja fortalecida a cada dia.

Como organismo precisa crescer
Depois de uma raiz alicerçada, a hortaliça está pronta para despontar seu caule, e crescer seus ramos. Quanto maior for o caule, maior será a a condição das folhas. Como crentes, precisamos crescer na fé. Compreender que mesmo que tudo esteja indo mal, ainda sim, está rigorosamente debaixo do controle e cuidado de Deus.

Como algo vivo precisa amadurecer
Toda planta amadurece antes de crescer. O fruto precisa encontrar condições de existir no caule. Se não houver força para manter o fruto, logo a fruta não subsistirá para completar o ciclo de sementeira. São nos momentos dificeis da vida, que aprendemos a confiar no SENHOR.

Como propósito precisa multiplicar
No final das contas, toda planta frutifica para dar continuidade à sua espécie. Isso foi definido por Deus na criação. A nossa fé precisa ser multiplicada, através do compartilhamento de nossas experiências e convicções.

Por isso, a questão não é o tamanho de sua fé e sim sua natureza. Como uma semente que germinará ao encontrar o ambiente adequado, assim a palavra de Deus vai e nunca volta vazia. Por isso, devemos aprender a cuidar de nossa fé. Plantá-la em terra fértil, regar com a palavra de Deus e crescer a cada dia.

Boa Semana,

Pr Arlington

Nenhum comentário:

Postar um comentário