quinta-feira, 9 de março de 2017

Entre questões e cachorros


Em proverbios 26:17 está escrito: "O que passando, se mete em questão alheia , é como aquele que toma uma cão pelas orelhas."

Sou fá e admirador confesso do livro de provérbios. Acho desconcertamente maravilhosa a forma como o sábio coloca questões simples da vida, na perspectiva da sabedoria.

Esse versículo me chamava a atenção, pois não conseguia compreender sua essência. Até que me peguei observando o Pitbull que vivia na casa de minha sogra. O Sam (como era chamado), era um cão dócil, mas que ostentava um físico digno de dar medo em qualquer um. Era de poucos sorrisos (se é que isso é possível).

Um dia, observando suas orelhas, fiquei a pensar sobre a verdade contida neste texto. Foi então que fui visitado por um súbito entendimento claro da escritura: fácil de pegar, difícil de soltar. Era isto que o texto queria dizer! Quando nos envolvemos em uma questão que não nos diz respeito e o fazemos de forma impulsiva, tomamos para nós a consequência desta imprudência. Por vezes, problemas nos "caem no colo", mas da qual temos responsabilidade. Assumimos uma causa que não é nossa. E como o cão preso pelas orelhas, estamos diante de uma situação implacável. Se correr o bicho pega e se ficar o bicho morde.

Que você possa apenas olhar os problemas alheios, mas sem colocar a mão neles, porque é "fácil de pegar e difícil de soltar".

Boa Semana

Pr Arlington

Nenhum comentário:

Postar um comentário