domingo, 5 de março de 2017

Cansado de ver a vida de baixo pra cima

Em Lucas 19:2-3 lemos :"Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo." (NTLH)

No texto supra citado, encontramos a história de Zaqueu. O que a bíblia nos revela, era que esse homem possuía uma colocação importante na sociedade. Para os romanos, sua posição era de confiança e autoridade. Do ponto de vista judeu, era visto como um traidor, larápio, pois servia aos interesses romanos e de seus duros impostos. Do ponto de vista social e geral, era desprezado por causa de sua altura. Porque para a sociedade, você vale o quanto pesa. Se ostentar ou tiver grande colocação, tem valor. Caso contrário é colocado em segundo plano.

Esse homem odiado e desprezado por todos, cultivou em seu coração o desejo para se encontrar com Jesus. Muitas histórias ele havia ouvido. Num dado momento, surgiu a oportunidade. Mas como fazer, se não havia como contar com a ajuda de ninguém? Ele então teve uma ideia. Calculou mais ou menos onde Jesus passaria, e avistou uma figueira (Lc 19.4). Ele sobe na árvore, para esperar Jesus passar, e assim poder vê-lo de uma posição privilegiada. O pequeno homem estava cansado de ver o mundo de baixo para cima. Dessa vez, ele poderia ver Jesus de cima para baixo. De repente começa a movimentação e a multidão segue exatamente para onde estava Zaqueu. Ele fica satisfeito, porque calculou corretamente por onde o Mestre passaria. Quanto mais o tempo passa, eles vão chegando mais. Coração batendo mais forte, havia uma grande expectativa. Foi então que o inesperado aconteceu! Jesus parou em frente à arvore, e dirigindo-se para Zaqueu dispara em alta voz: "Zaqueu, desce depressa, pois hoje me convém pousar em sua casa!" Não precisa dizer a alegria e satisfação do homenzinho, que recebeu a Jesus com alegria. Aquele encontro resultou em salvação e o nome de Jesus foi glorificado.

Abaixo, veremos cinco características de Zaqueu que chamaram a atenção de Jesus.

Iniciativa (Então correndo adiante...)
Zaqueu não esperou para tomar uma atitude. Mas fez o que era necessário para encontrar com Jesus. Não pediu permissão nem conselho. Simplesmente agiu. Ás vezes precisamos fazer a mesma coisa. Tomar a iniciativa faz a diferença.

Criatividade
Sua solução pouco ortodoxa, marca sua passagem pelas escrituras. Fez o que pode com o que tinha, para resolver a dificuldade por causa da multidão.

Desprendimento
Sem reservas, Zaqueu julgou que o esforço era digno da passagem do Mestre. Atualmente temos a oportunidade de nos encontrar com Jesus nos cultos. Nosso esforço vale a pena.

Ousadia
Esse pequeno homem permite que sua vida se transforme em uma mensagem de salvação. Para ter ousadia, é necessário também uma dose de coragem.

Alegria de receber a Jesus (Lc 19:6)
Segundo a escritura, ele recebeu a Cristo com alegria. Com gosto. Com satisfação. Que desfecho! Uma história que poderia terminar da pior maneira possível, agora encerra-se com salvação.

Que possamos aprender com o exemplo deste homem, que não levou em consideração as dificuldades, mas fez o que pôde para ter o encontro com Jesus.

Que Deus em Cristo, possa através do Espírito Santo falar mais alto ao seu coração.

Boa Semana

Pr Arlington


   


Nenhum comentário:

Postar um comentário