quinta-feira, 2 de março de 2017

o milagre do machado

Em 2 Rs 6:1-7, encontramos uma história curiosa. A escola de profetas de Eliseu estava com excesso de alunos. O pessoal resolveu construir um lugar maior. Levantaram o que era necessário para realizar a obra, e pediram a Eliseu que os acompanhasse na empreitada. O profeta aceitou a proposta e partiram para floresta a fim de conseguir madeira para a nova instalação. No meio daquela confusão "santa", o ferro do machado soltou do cabo e caiu na água. Foi um desespero. O aluno colocou a mão na cabeça e exclamou: era emprestado! O profeta calmamente pediu que apontasse mais ou menos o local aonde caíra a ferramenta. Jogou um pedaço de madeira na água e o pedaço de ferro fundido e rústico começou milagrosamente a boiar, até que o rapaz pôde alcançá-lo.

Esta pequena história tem um significado especial para nós.Situações adversas da vida que nos levam ao despespero, são na realidade, oportunidades para experimentar algumas ações de Deus em nossa vida.

O cuidado de Deus
À primeira vista, somos tentados a minimizar um milagre como esse. Não houve cura e nem transformação pessoal. Na realidade, de um ponto de vista elitista, eu diria que o galho trocou as propriedades físicas com o ferro. Na verdade, há muito mais em jogo. É um daqueles momentos em que Deus assume a nossa causa. As leis da física deram lugar a um excessão, porque Deus entendeu que a situação requeria um milagre. Certa vez, um amigo próximom se preparou para colocar a primeira lage de sua casa. Depois que ele conseguiu espalhar o cimento usinado, começou a chover. Ele colocou a mão na cabeça e pensou: Estou perdido! A pessoa responsável pela obra, disse que não poderia acontecer algo melhor. Isto mesmo: melhor! A chuva deixaria a lage mais forte e não viria rachar. Até mesmo, quando achamos que tudo está indo mal, Deus nos mostra que ainda estrá cuidando de nós.

O milagre de Deus
Esta história demonstra também, uma oportunidade que surgiu em meio a infortúnio de vivenciar o milagre de Deus: quando Deus faz algo iniminaginável! Se não houvesse a queda da ferramenta, ou se a mesma fosse encarada de forma natural, a fé daqueles moços não seria edificada. Somos edificados pelas histórias de fé dos outros e as nossas.

O novo de Deus
Quando uma situação crítica surge, é uma chance de experimentarmos o novo de Deus. Algo que nunca aconteceu antes. E que provavelmente não acontecerá novamente. Vemos isto na palavra de Deus. Uma vez um muro foi implodido diante dos olhos das pessoas, apenas com gritos, trombetas e obediência. Em outra ocasião, muitos foram salvos através de um barco de madeira. Certa feita, a virgem concebeu e deu à luz ao filho de Deus. Cada um desses eventos tem algo em comum. Foram únicos. Isto é o que Deus quer fazer em nós e através de nós. Algo único.


Por isso, devemos cultivar a atitude correta diante das situações dificeis da vida. Dizer não ao desespero e se apegar a fé. Mesmo que pareça impossível e inimaginável, compreender que Deus tem algo, novo, bom  e edificante. Nunca murmurar. Mas sempre se posicionar com alegria e fé diante das viscissitudes da vida.

Boa Semana,

Pr Arlington


2 comentários:

  1. Excelente, como isso nos edifica e nos leva a confiar mais em Deus.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, como isso nos edifica e nos leva a confiar mais em Deus.

    ResponderExcluir